História e Filosofia da Ciência na Licenciatura em Física, uma proposta de ensino através da pedagogia de projetos

Washington Luiz Raposo

Resumo


Neste artigo, apresentamos uma proposta de ensino baseada na Pedagogia de Projetos levada a termo durante o ano de 2013 em uma das atividades de extensão realizadas com alunos do curso de licenciatura em Física do CEFET/RJ – UnED Nova Friburgo. Nessa atividade buscamos uma abordagem didática onde o aluno assumisse o papel de protagonista no próprio processo de aprendizagem e de colaborador no aprendizado de seus colegas de curso e de alunos de nível médio de uma escola pública parceira no projeto. O objetivo central foi tornar mais efetiva à aprendizagem de História e Filosofia da Ciência (HFC) e Natureza da Ciência (NDC) por estes licenciandos e pelos alunos da escola parceira.


Palavras-chave


História e Filosofia da Ciência; Formação de Professores; Licenciatura em Física; Pedagogia de Projetos

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p722

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >