História e Filosofia da Ciência na Licenciatura em Física, uma proposta de ensino através da pedagogia de projetos

Autores

  • Washington Luiz Raposo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p722

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de ensino baseada na Pedagogia de Projetos levada a termo durante o ano de 2013 em uma das atividades de extensão realizadas com alunos do curso de licenciatura em Física do CEFET/RJ – UnED Nova Friburgo. Nessa atividade buscamos uma abordagem didática onde o aluno assumisse o papel de protagonista no próprio processo de aprendizagem e de colaborador no aprendizado de seus colegas de curso e de alunos de nível médio de uma escola pública parceira no projeto. O objetivo central foi tornar mais efetiva à aprendizagem de História e Filosofia da Ciência (HFC) e Natureza da Ciência (NDC) por estes licenciandos e pelos alunos da escola parceira.

Biografia do Autor

Washington Luiz Raposo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Professor de Física e de Ensino de Física do curso de formação de professores de Física do CEFET-RJ/, unidade Nova Friburgo.

Downloads

Publicado

2014-05-12

Como Citar

Raposo, W. L. (2014). História e Filosofia da Ciência na Licenciatura em Física, uma proposta de ensino através da pedagogia de projetos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(3), 722–738. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p722

Edição

Seção

Comunicações