Sobre as pesquisas relacionadas ao ensino do efeito fotoelétrico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p618Resumo
O número de pesquisas e os diferentes aspectos envolvidos no ensino de tópicos Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio vêm crescendo de forma bastante considerável nos últimos anos, sendo necessário muitas vezes o levantamento e a categorização dos trabalhos publicados. Nesse sentido, nosso trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa bibliográfica relacionada exclusivamente ao ensino do efeito fotoelétrico, preferencialmente no ensino médio, realizada em periódicos nacionais e internacionais da área de ensino e educação. Tomamos como ponto de partida o trabalho de Ostermann e Moreira (2000) e seguimos até o final do ano de 2014. De acordo com nossos critérios de seleção, identificamos 41 artigos e os classificamos em oito categorias, a saber: (A) Fundamentação teórica e conceitual do efeito fotoelétrico; (B) Descrição de analogias e situações de contextualização do efeito fotoelétrico; (C) Aspectos de HFC com relação ao efeito fotoelétrico; (D) Propostas ou relatos do ensino do efeito fotoelétrico mediados por simulação computacional; (E) Propostas ou relatos do ensino do efeito fotoelétrico mediados por HFC; (F) Propostas ou relatos do ensino do efeito fotoelétrico mediados experimentação e (G) Análise de livros didáticos ou manuais com relação à abordagem do efeito fotoelétrico. Os resultados indicam que maioria dos trabalhos publicados relatam propostas a serem utilizadas em sala de aula mediante utilização de simulação computacional ou experimentação ou aspectos de História e Filosofia da Ciência (HFC), porém, poucos pesquisadores efetivamente têm investigado o processo de construção dos conceitos físicos presentes no modelo corpuscular para a luz.
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Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >