Sobre as pesquisas relacionadas ao ensino do efeito fotoelétrico

Autores

  • Ronivan Sousa Silva Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p618

Resumo

O número de pesquisas e os diferentes aspectos envolvidos no ensino de tópicos Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio vêm crescendo de forma bastante considerável nos últimos anos, sendo necessário muitas vezes o levantamento e a categorização dos trabalhos publicados. Nesse sentido, nosso trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa bibliográfica relacionada exclusivamente ao ensino do efeito fotoelétrico, preferencialmente no ensino médio, realizada em periódicos nacionais e internacionais da área de ensino e educação. Tomamos como ponto de partida o trabalho de Ostermann e Moreira (2000) e seguimos até o final do ano de 2014. De acordo com nossos critérios de seleção, identificamos 41 artigos e os classificamos em oito categorias, a saber: (A) Fundamentação teórica e conceitual do efeito fotoelétrico; (B) Descrição de analogias e situações de contextualização do efeito fotoelétrico; (C) Aspectos de HFC com relação ao efeito fotoelétrico; (D) Propostas ou relatos do ensino do efeito fotoelétrico mediados por simulação computacional; (E) Propostas ou relatos do ensino do efeito fotoelétrico mediados por HFC; (F) Propostas ou relatos do ensino do efeito fotoelétrico mediados experimentação e (G) Análise de livros didáticos ou manuais com relação à abordagem do efeito fotoelétrico. Os resultados indicam que maioria dos trabalhos publicados relatam propostas a serem utilizadas em sala de aula mediante utilização de simulação computacional ou experimentação ou aspectos de História e Filosofia da Ciência (HFC), porém, poucos pesquisadores efetivamente têm investigado o processo de construção dos conceitos físicos presentes no modelo corpuscular para a luz.

Biografia do Autor

Ronivan Sousa Silva, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul

Corpo Docente - Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Aquidauana.

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Downloads

Publicado

2015-10-23

Como Citar

Silva, R. S., & Errobidart, N. C. G. (2015). Sobre as pesquisas relacionadas ao ensino do efeito fotoelétrico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(3), 618–639. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p618

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física