Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma parceria entre universidade e escola

Alexandre Barai, João Teles de Carvalho Neto, Douglas Garrido, Gustavo Ityanagui, Matheus Navi

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1009

 

Este trabalho descreve a experiência de interação e parceria entre uma escola e um dos campi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ambos localizados em Araras-SP, com o objetivo de ensinar e divulgar conhecimentos de astronomia e astronáutica entre alunos dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental. Esta iniciativa utilizou-se da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica como evento motivador para a exploração do tema. As ações foram divididas em duas frentes: um curso de aperfeiçoamento para professores da escola realizado por professores da universidade e palestras ministradas para os alunos por estudantes da UFSCar sob orientação dos professores da universidade e dos coordenadores da escola. Dos resultados observados, constatamos a importância do estreitamento da distância escola-universidade, promovendo ações de aprendizagem para ambos e ajudando a elevar o nível de ensino desde o infantil ao superior.


Palavras-chave


Ensino fundamental; Ensino-aprendizagem; Astronomia; Relato de experiência

Texto completo:

PDF/A


 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >