Aparato educacional para estudo da queda livre com análise do movimento

Denicezar Ângelo Baldo, José Luiz Antunes de Almeida, José Martins de Oliveira Jr., Norberto Aranha, Waldemar Bonventi Jr.

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1064

Este artigo apresenta um projeto experimental para a medição eletrônica da queda de objetos em queda livre para fins educacionais. O aparelho é constituído por um tubo de PVC, dentro das quais os objetos são abandonados. Sensores de movimento foram colocados no interior do tubo, a distâncias regulares. Objetos passando por eles disparam um sinal, que é coletado, processado pela plataforma Arduino e enviado via porta serial para um módulo XBEE. Este envia dados remotamente para outro módulo XBEE conectado a uma porta USB do computador, onde um programa calcula a aceleração do movimento e serve como interface do usuário. Uma solução original foi concebida para evitar a interferência entre os sensores. Como estudo de caso, as medidas da aceleração gravitacional foram feitas com objetos de diferentes geometrias. Foram utilizados os modelos sem e com resistência do ar e obtido o coeficiente de arrasto.


Palavras-chave


Detecção óptica; Movimento de objetos; Ensino

Texto completo:

PDF/A


 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >