Análise das monitorias de Cálculo e de Física: um estudo de caso em cursos de Engenharia

Jeronimo Becker Flores, Valderez Marina do Rosário Lima, Caren Rejane Fontella

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p47

Neste artigo analisamos as monitorias de Cálculo e de Física desenvolvidas por uma Instituição de Ensino Superior (IES). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Partimos da leitura analítica de uma base teórica pertinente ao tema e, na sequência, realizamos entrevistas com os professores responsáveis pelas monitorias. O material foi analisado à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Como principais resultados indicamos que, apesar dos pontos comuns, não existe um trabalho integrado entre as disciplinas de Cálculo e de Física. Além disso, apontamos a necessidade de um trabalho pedagógico conciliado entre professores, bolsistas e estudantes. Também consideramos a necessidade de estudos futuros que reforcem e ampliem as discussões aqui desenvolvidas.


Palavras-chave


Monitoria; Cálculo; Monitoria de Física; Ensino Superior

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p47

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >