Análise das monitorias de Cálculo e de Física: um estudo de caso em cursos de Engenharia

Autores

  • Jeronimo Becker Flores PUC, RS
  • Valderez Marina do Rosário Lima PUC, RS
  • Caren Rejane Fontella PUC, RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p47

Palavras-chave:

Monitoria, Cálculo, Monitoria de Física, Ensino Superior

Resumo

Neste artigo analisamos as monitorias de Cálculo e de Física desenvolvidas por uma Instituição de Ensino Superior (IES). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Partimos da leitura analítica de uma base teórica pertinente ao tema e, na sequência, realizamos entrevistas com os professores responsáveis pelas monitorias. O material foi analisado à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Como principais resultados indicamos que, apesar dos pontos comuns, não existe um trabalho integrado entre as disciplinas de Cálculo e de Física. Além disso, apontamos a necessidade de um trabalho pedagógico conciliado entre professores, bolsistas e estudantes. Também consideramos a necessidade de estudos futuros que reforcem e ampliem as discussões aqui desenvolvidas.

Biografia do Autor

Jeronimo Becker Flores, PUC, RS

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela PUC/RS, mestre em Educação pela UCS e graduado em Matemática pela UCS. Atualmente é professor do Centro Universitário UniFtec, Caxias do Sul, RS.

Valderez Marina do Rosário Lima, PUC, RS

Possui graduação em Licenciatura em Ciências (1977), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2003), todos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Caren Rejane Fontella, PUC, RS

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestra em Engenharia (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Licenciada em Física pela mesma instituição (2011). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Restinga, Porto Alegre, RS.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física