O uso de jogos e simulação computacional como instrumento de aprendizagem: campeonato de aviões de papel e o ensino de Hidrodinâmica

Ericarla de Jesus Souza, Luiz Adolfo de Mello

Resumo


Este artigo apresenta a proposta e os resultados de se utilizar no ensino de Física jogos educacionais, atividades experimentais e simulações computacionais como técnica de ensino-aprendizagem. O conteúdo abordado é o de hidrodinâmica e sua aplicação nos conceitos físicos envolvidos no voo de aviões. A partir de um material didático próprio e de baixo custo construímos uma sequência didática que era guiada por várias atividades experimentais. Utilizamos como tema motivador um campeonato de avião de papel. O referencial teórico baseia-se na teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird e na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, de modo que as avaliações dos conhecimentos prévios dos alunos eram realizadas através de questionário avaliativo do tipo teste. Reforçava-se o aprendizado do conteúdo através do uso de simulação computacional usando o software Modellus. A avaliação dos alunos foi feita com o uso de jogos didáticos: cruzadinhas, caça palavras e jogos dos sete erros. Realizou-se a avaliação do projeto através da aplicação de questões que avaliavam as concepções alternativas dos estudantes.

Palavras-chave


Ensino de Física; Formação de Professores; Técnicas de Ensino; Experimentação; Jogos no Ensino

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p530

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >