Astronomia no Meio do Mundo: uma análise Física da visualização de constelações e dos equinócios e solstícios a partir da Latitude Zero

Autores

  • José Nilson da Silva Universidade Cruzeiro do Sul
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p159

Resumo

Embora fenômenos astronômicos façam parte do cotidiano das pessoas, pouco se divulga sobre suas peculiaridades para um observador sobre a linha do equador, como na cidade de Macapá-AP, localizada à latitude zero. Assim, este trabalho visa dar suporte ao ensino de Física tendo como foco a correta difusão de alguns fenômenos astronômicos a partir de um observador à latitude zero, destacando a visualização da esfera celeste e evidenciando quais constelações são visíveis durante o ano, sendo proposta a elaboração de um planisfério para esta latitude. Também são tratados os Solstícios e, mais especificamente, os Equinócios, e suas particularidades para um observador à latitude zero. A abordagem oferecida pode auxiliar professores de Física e de Ciências que atuam na educação básica a explorarem nas escolas esses importantes fenômenos astronômicos.

Biografia do Autor

José Nilson da Silva, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura plena em Física pela Universidade Federal do Amapá (2009) e especialização em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2011).

Marcos Rincon Voelzke, Universidade Cruzeiro do Sul

Bacharelado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Ciências Naturais, Especialização em Astrofísica pela Ruhr Universität Bochum (1994), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1997), pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), pós-doutorado pela Universität Bonn (2000) e pós-doutorado pela Ruhr Universität Bochum (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul, revisor de projeto de fomento da (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, revisor de projeto de fomento da (FAPES) Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, membro de comitê assessor da (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica do Sistema Solar, atuando principalmente nos seguintes temas: Física do Sistema Solar, Cometas, Plasma Astrofísico, Rotação nuclear cometária, Tratamento de imagens e Estruturas morfológicas na coma e cauda cometárias.

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul

Bacharel (1988) e Licenciado (1996) em Física pelo Instituto de Física da USP, Mestre (1991) e Doutor (1997) em Ciências pelo Instituto de Física da USP. Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, onde investiga temas relacionados a metodologias e estratégias de ensino de Física e Matemática, utilização de abordagens temáticas e do enfoque CTS/CTSA, elementos de Educação Ambiental e educação voltada à cidadania. Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu Ensino de Matemática, modalidades presencial e a distância.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Silva, J. N. da, Voelzke, M. R., & Teixeira de Araújo, M. S. (2018). Astronomia no Meio do Mundo: uma análise Física da visualização de constelações e dos equinócios e solstícios a partir da Latitude Zero. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(1), 159–184. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p159

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física