O novo currículo do Curso de Licenciatura em Física do CEFET/RJ, Campus Petrópolis

Autores

  • Daniel Neves Micha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus de Petrópolis
  • Marcilia Elis Barcellos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus de Petrópolis
  • Glauco dos Santos Ferreira da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Petrópolis
  • Elisabeth Gonçalves de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Petrópolis
  • Marcos Corrêa da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Petrópolis
  • Eduardo Teles da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Petrópolis
  • Demerson Nunes Gonçalves Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p478

Resumo

A Resolução 02/2015 do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação estabeleceu novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de formação inicial e continuada de professores, onde se incluem os cursos de licenciatura. Nesse trabalho, apresentamos uma proposta curricular para um curso de licenciatura em física na modalidade presencial (noturna) em adequação com as novas DCN. Apesar da imposição da reestruturação de todos os cursos a nível nacional em até dois anos, não foi esse o principal motivador de nossa revisão curricular, haja visto que o processo já havia sido iniciado com a instauração de uma Comissão de Reformulação no ano anterior à publicação da resolução. Dessa forma, apresentamos, nesse trabalho, as mudanças realizadas para cumprimento das exigências legais, bem como a discussão do processo reflexivo e autocrítico vivido na elaboração desse currículo, o qual se baseia na experiência acumulada pelos autores desse trabalho, professores, alunos e funcionários, ao longo dos oito anos de oferta do Curso de Licenciatura em Física do CEFET/RJ campus Petrópolis. Além das análises reflexivas, descrevemos também às análises quantitativas de evasão e retenção ao longo da oferta do curso que justificaram as mudanças propostas.

Biografia do Autor

Daniel Neves Micha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus de Petrópolis

Doutor em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Petrópolis.

Marcilia Elis Barcellos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus de Petrópolis

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Petrópolis.

Glauco dos Santos Ferreira da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Petrópolis

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Petrópolis.

Elisabeth Gonçalves de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Petrópolis

Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG. Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Petrópolis.

Marcos Corrêa da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Petrópolis

Doutorando do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da UFRJ. É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Petrópolis.

Eduardo Teles da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Petrópolis

Doutor em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Petrópolis.

Demerson Nunes Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Petrópolis

Doutor em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica. Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Petrópolis.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Micha, D. N., Barcellos, M. E., da Silva, G. dos S. F., de Souza, E. G., da Silva, M. C., da Silva, E. T., & Gonçalves, D. N. (2018). O novo currículo do Curso de Licenciatura em Física do CEFET/RJ, Campus Petrópolis. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 478–517. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p478

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física