Formação e Vocação: Palestras de Divulgação Científica para a Educação Básica na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p678Resumo
Apesar da gama de pesquisas realizadas em universidades e instituições brasileiras, nas mais diversas áreas do conhecimento, a carreira científica tem permanecido pouco procurada pelos jovens que planejam ingressar em cursos de nível superior. Além da variedade de fatores socioeconômicos que podem ser abordados na tentativa de explicar esta baixa procura, o pequeno número de iniciativas especializadas em divulgação científica com foco em escolhas profissionais voltadas à ciência e à tecnologia também pode ser evidenciado. Com a possibilidade de aproximar os estudantes da realidade das carreiras científicas e acadêmicas, e estabelecendo o contato dos jovens com pesquisadores e suas pesquisas, pode-se contribuir para a escolha profissional, reduzindo índices de evasão universitária ocasionados pela falta de conhecimento acerca do curso pretendido. Neste artigo, relatamos a promoção de palestras de divulgação científica, desde a década de 1960, na Amazônia brasileira, a evolução destas ações educativas com o passar dos anos na comunidade amazônica, além de outras atividades congêneres realizadas atualmente por iniciativas de divulgação científica da Universidade Federal do Pará.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >