Formação e Vocação: Palestras de Divulgação Científica para a Educação Básica na Amazônia

Autores

  • Luís Carlos Bassalo Crispino Universidade Federal do Pará
  • Jocasta Caldas Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p678

Resumo

Apesar da gama de pesquisas realizadas em universidades e instituições brasileiras, nas mais diversas áreas do conhecimento, a carreira científica tem permanecido pouco procurada pelos jovens que planejam ingressar em cursos de nível superior. Além da variedade de fatores socioeconômicos que podem ser abordados na tentativa de explicar esta baixa procura, o pequeno número de iniciativas especializadas em divulgação científica com foco em escolhas profissionais voltadas à ciência e à tecnologia também pode ser evidenciado. Com a possibilidade de aproximar os estudantes da realidade das carreiras científicas e acadêmicas, e estabelecendo o contato dos jovens com pesquisadores e suas pesquisas, pode-se contribuir para a escolha profissional, reduzindo índices de evasão universitária ocasionados pela falta de conhecimento acerca do curso pretendido. Neste artigo, relatamos a promoção de palestras de divulgação científica, desde a década de 1960, na Amazônia brasileira, a evolução destas ações educativas com o passar dos anos na comunidade amazônica, além de outras atividades congêneres realizadas atualmente por iniciativas de divulgação científica da Universidade Federal do Pará.

Biografia do Autor

Luís Carlos Bassalo Crispino, Universidade Federal do Pará

Físico e professor titular da Universidade Federal do Pará. Suas principais áreas de atuação são Gravitação, Física de Partículas e Campos, Divulgação Científica e História da Ciência e da Tecnologia na Amazônia.

Jocasta Caldas, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Física e aluna do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Suas principais áreas de pesquisa são Educação, Divulgação e Comunicação Científica na Amazônia.

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

Bassalo Crispino, L. C., & Caldas, J. (2018). Formação e Vocação: Palestras de Divulgação Científica para a Educação Básica na Amazônia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 678–688. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p678

Edição

Seção

Comunicações