Proposta para o ensino-aprendizagem do centro de gravidade a partir do equilíbrio do corpo humano

Rosana Bulos Santiago, Tatiana Arenas

Resumo


O presente trabalho envolve o uso do corpo humano como objeto e instrumento inicial de investigação para promover o estudo sobre o centro de gravidade. A partir de movimentos e posturas os estudantes são estimulados a refletir sobre a condição de equilíbrio estático do próprio corpo, para assim, construir o conceito de centro de gravidade e contextualizá-lo na vida cotidiana.  Atividades experimentais quantitativas e aplicação do modelo teórico-matemático também integram a proposta para a significação deste conceito.  Análises dos resultados do ensino-aprendizagem oriundos da aplicação desta proposta em escola pública de Niterói, no Rio de Janeiro, são apresentadas.


Palavras-chave


Centro de Gravidade; Equilíbrio Corporal; Ensino de Física

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p956

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >