Proposta para o ensino-aprendizagem do centro de gravidade a partir do equilíbrio do corpo humano

Autores

  • Rosana Bulos Santiago Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tatiana Arenas Colégio Estadual Aurelino Leal, Colégio Estadual Dr. Luciano Pestre, Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p956

Resumo

O presente trabalho envolve o uso do corpo humano como objeto e instrumento inicial de investigação para promover o estudo sobre o centro de gravidade. A partir de movimentos e posturas os estudantes são estimulados a refletir sobre a condição de equilíbrio estático do próprio corpo, para assim, construir o conceito de centro de gravidade e contextualizá-lo na vida cotidiana.  Atividades experimentais quantitativas e aplicação do modelo teórico-matemático também integram a proposta para a significação deste conceito.  Análises dos resultados do ensino-aprendizagem oriundos da aplicação desta proposta em escola pública de Niterói, no Rio de Janeiro, são apresentadas.

Biografia do Autor

Rosana Bulos Santiago, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Instituto de Física da Universidade Estadual do RJ. Docente permanente do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física, Polo Unirio.

Tatiana Arenas, Colégio Estadual Aurelino Leal, Colégio Estadual Dr. Luciano Pestre, Niterói, RJ

Professora de Física de escolas estaduais do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física da SBF.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Santiago, R. B., & Arenas, T. (2018). Proposta para o ensino-aprendizagem do centro de gravidade a partir do equilíbrio do corpo humano. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(3), 956–979. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p956

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas