Proposta para o ensino-aprendizagem do centro de gravidade a partir do equilíbrio do corpo humano
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p956Resumo
O presente trabalho envolve o uso do corpo humano como objeto e instrumento inicial de investigação para promover o estudo sobre o centro de gravidade. A partir de movimentos e posturas os estudantes são estimulados a refletir sobre a condição de equilíbrio estático do próprio corpo, para assim, construir o conceito de centro de gravidade e contextualizá-lo na vida cotidiana. Atividades experimentais quantitativas e aplicação do modelo teórico-matemático também integram a proposta para a significação deste conceito. Análises dos resultados do ensino-aprendizagem oriundos da aplicação desta proposta em escola pública de Niterói, no Rio de Janeiro, são apresentadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >