Nanociência e Nanotecnologia: uma revisão bibliográfica acerca das contribuições e desafios para o ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p431

Resumo

Nanotecnologia é uma área da ciência que foi reconhecida a menos de um século atrás, contudo, as pesquisas e avanços tecnológicos nessa área foram colossais, representando, hoje, um dos temas de maior interesse no mundo e contribuindo significativamente para o progresso científico em várias áreas do conhecimento. Neste contexto, torna-se importante adquirir uma ampla visão acerca dos principais enfoques expostos pelos trabalhos científicos que abordam o tema: ensino de “Nanociência e Nanotecnologia” no Brasil. Assim sendo, esta pesquisa tem como principal objetivo realizar uma revisão bibliográfica de modo a analisar as principais contribuições e desafios atribuídos à abordagem do tema “Nanociência e Nanotecnologia” no ensino de Física. Para isso, foram analisados trabalhos publicados entre os anos de 2008 e 2017 nos três eventos nacionais mais expoentes na área de ensino de Física, a saber: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). A análise dos artigos selecionados mostra um cenário em desenvolvimento, mas ainda precário no ensino do tema, tanto no nível básico como no superior. Os artigos apontam majoritariamente para a desatualização dos currículos, falta de suporte aos professores, e escassez de materiais didáticos de qualidade, que abordem as questões sociais, éticas, políticas e econômicas intrínsecas ao tema. Contudo, nos últimos anos, este cenário começou a ser modificado, cada dia mais pesquisas e materiais vêm sendo desenvolvidos, tornando a abordagem do tema em sala de aula mais efetiva e acessível aos professores.

Biografia do Autor

Michele Duarte Tonet, Bacharelanda do Curso de Química, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formou-se em Física (licenciatura) pela UFSC em 2018. Durante parte de sua graduação trabalhou no Laboratório de Optoeletrônica Orgânica e Sistemas Anisotrópicos (LOOSA) como aluna de Iniciação Científica orientada pela Professora Dra. Juliana Eccher, no projeto intitulado: Cristais Líquidos Aplicados à Eletrônica Orgânica. Além disso, participou como voluntária na equipe de competição Vento Sul – Barco Solar UFSC; a qual é referência nacional na construção de embarcações sustentáveis de competição que se movem exclusivamente com energia solar fotovoltaica. Também participou do programa do governo brasileiro “Ciências sem Fronteiras” (Brazil Scientific Mobility Program – BSMP), cursando graduação sanduíche na University of Pennsylvania, Estados Unidos da América (2013/2014).

André Ary Leonel, Universidade Federal de SantaCatarina

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC da UFSC. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e física moderna e contemporânea. É subcoordenador do laboratório de novas tecnologias (LANTEC) da UFSC.

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Tonet, M. D., & Leonel, A. A. (2019). Nanociência e Nanotecnologia: uma revisão bibliográfica acerca das contribuições e desafios para o ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(2), 431–456. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p431

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física