Sentidos do (e no) Ensino de Física no Ensino Médio: articulações com a teoria histórico-cultural

Autores

  • Marta Maximo Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Nova Iguaçu, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p1

Resumo

.

Biografia do Autor

Marta Maximo Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Nova Iguaçu, RJ

Professora efetiva de Física do Colegiado do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), campus Nova Iguaçu, desde 2009. Possui licenciatura e bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestra em Ensino de Física também pela UFRJ e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Física) da Universidade de São Paulo (USP), tendo realizado estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É integrante do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC) do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu e líder do grupo de pesquisa Políticas, Práticas e Currículo no Ensino Médio Integrado (PPCEMI), cadastrado junto ao CNPq.

Referências

AZEVEDO, M. N. Mediação discursiva em aulas de ciências: motivos e sentidos no desenvolvimento profissional docente. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

DANIELS, H. Uma Introdução a Vygotsky. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

GEHLEN, S. T.; DELIZOICOV, D. A dimensão epistemológica da noção de problema na obra de Vigotski: implicações no ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 59-79, 2012.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. 494 p.

VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. 7. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007. 182 p.

VITAL, A.; GUERRA, A. Os sentidos que os estudantes atribuem ao ensino de Física e à sua abordagem histórica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, 2018.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Pereira, M. M. (2020). Sentidos do (e no) Ensino de Física no Ensino Médio: articulações com a teoria histórico-cultural. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(1), 1–5. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p1

Edição

Seção

Editorial