Física e Poesia: diálogos e potencialidades no ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p351Resumo
Versos de Mário de Sá-Carneiro, James Clerk Maxwell, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, António Gedeão, Cecília Meireles, entre outros(as) podem carregar nas entrelinhas temas da Física e possibilidades para explorar conteúdos científicos. Objetivamos, a partir de um diálogo sobre Física e Poesia, apresentar a análise de alguns poemas e as potencialidades didáticas e formativas que eles revelam para o ensino de Física. O diálogo com a Poesia permite que o ensino de Física considere os contextos histórico, cultural, social, científico e artístico, visando a uma compreensão mais ampla do conhecimento científico e da realidade.
Referências
ARAUJO-JORGE, T. C.; MEIRELLES, R. M. S.; LUZ, M. R. M. P.; VIEIRA, G. J.; KAMEL, C. L.; GROSSMAN, E.; CAMPOS, M. V.; OLIVEIRA, D. F.; LA ROCQUE, L. Ciência e arte como linha de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. In: MASSARANI, L. (Org.) Memórias do Simpósio Ciência e Arte 2006. Rio de Janeiro: Museu da vida/ Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, p. 71-76, 2007.
BANDEIRA, M. Meus Poemas Preferidos. São Paulo: Editora Ediouro, 2005. 208 p.
BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. 6. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 280 p.
COLLINS, P. Rhyme and reason: The Victorian poet scientists. New Scientist, edição 2844, 24 dez 2011. Seção Feature. Disponível em: <https://www.newscientist.com/article/1966743-rhyme-and-reason-the-victorian-poet-scientists/#.U45GAvl_uSo>. Acesso em: 01 set. 2019.
FIORIN, J. L. Em busca de sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2015. 186 p.
GARCIA-POSADA, M. Explorando el mundo – Poesía de la ciencia. Espanha: Gadir Editorial, 2006. 303, p.
GEDEÃO, A. Obra Completa. 2. ed. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2007. 730 p.
GOLDSTEIN, N. S. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Editora Ática, 2006. 111 p.
LYRA, P. Conceito de Poesia. São Paulo: Editora Ática, 1986. Sério Princípios 57. 96 p.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política: livro I. Tradução: Reginaldo Sant’Anna. 33. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. 570 p.
MECKE, K. R. A Imagem da Literatura na Física. Gazeta da Física, v. 27, n. 4, p. 4-13, nov. 2004.
MEIRELES, C. O Estudante Empírico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. 128 p.
MOISÉS, M. A criação literária: Introdução à Problemática do Literatura. São Paulo: Editora Edições Melhoramentos, 1968. 334 p.
MOISÉS, M. A criação poética. São Paulo: Melhoramentos, 1977. 156 p.
MORAES, V. Antologia Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 328 p.
MORAES, V. Nova Antologia Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. 251 p.
MOREIRA, I. C. Poesia na Sala de Aula de Ciências? Física na Escola, v. 3, n. 1, p. 17-23, 2002.
MORICONI, I. Como e por que ler a poesia brasileira do século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. 156 p.
NEPOTE, J. Almanaque: histórias de ciência e poesia. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. 392 p.
PAIXÃO, F. O que é Poesia? São Paulo: Editora Brasiliense, 1982. 104 p.
PAZ, O. O Arco e a Lira: o poema, a revelação poética, poesia e história. São Paulo: Cosac Naify, 2012. 352 p.
PERISSÉ, G. Literatura e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 146 p.
RANGEL, M.; ROJAS, A. A. Ensaio sobre arte e ciência na formação de professores. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, p. 73-86, jul./dez. 2014.
REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M.: Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13, (suplemento), p. 71-87, 2006.
SÁ-CARNEIRO, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1995.
SENA, J. A Poesia de António Gedeão. In: GEDEÃO, A. Obra Completa. Lisboa: Editora Relógio D’Água, 2007. p. 43-88.
SILVA, C.; DEVECCHI, P. Análise sobre o “Poema de ser ou não ser” e suas potencialidades didáticas para o ensino de ciências/física. Ciência em tela, v. 10, n. 2, p. 1-9, 2017.
SNOW, C. P. As Duas Culturas e uma segunda leitura. Tradução: SOUZA, G. G.; NETO, R. A. R. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. 136 p.
VASCONCELOS, R. Painting the Nails with a Parisian Polish: Modern Dissemination and Central Redemption in the Poetry of Mário de Sá-Carneiro. Pessoa Plural – a Journal of Fernando Pessoa Studies, n. 4, p. 129-151, 2013.
WHEELRIGHT, P. Metaphor and Reality. Bloomington, Indiana University Press, 1968.
WILSON, S. Ciência e Arte – Olhando para trás/olhando para a frente. In: DOMINGUES, D. (Org.), SARETTA et al. (tradução). Arte, Ciência e Tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 289-498.
ZANETIC, J. Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-posições, v. 17, n. 1, p. 39-57, jan./abr. 2006.
ZANETIC, J. Física e Cultura. Ciência e Cultura, v. 57, n. 3, p. 21-24, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >