Atividades experimentais de Física da revista Ciência Hoje das Crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p455

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Natureza da Ciência

Resumo

A revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), criada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, se destaca como material paradidático de divulgação científica na educação básica brasileira por sua distribuição pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no Brasil. Desde o final do século XX são realizados estudos sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências que objetive a alfabetização científica. As pesquisas recomendam que o encaminhamento das atividades deve partir de um problema, não se limitando à manipulação ou observação. Ressaltam também que as crianças dos anos iniciais de escolaridade são capazes de fazer reflexões e buscar explicações, indo além da mera execução de roteiros ou da contemplação. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar a análise das atividades experimentais de Física propostas na CHC. O resultado mostra que a CHC está na contramão do que recomendam as pesquisas em ensino de Ciências. As atividades experimentais apresentam características empírico indutivistas marcadas por uma visão rígida da Ciência. Permitem pouca ou nenhuma liberdade para atuação criativa e reflexiva dos estudantes, sem espaço para erro ou discussão dos resultados. A revista não é um material didático e não explicita entre seus objetivos a alfabetização científica. Porém, considerando as pesquisas em ensino de Ciências das últimas décadas, acreditamos que um material que pode compor as bibliotecas de mais de 150 mil escolas públicas brasileiras não pode encaminhar concepções estereotipadas da Ciência como, por exemplo, a visão empírico-indutivista. Pelas dimensões do PNLD e sua política de avalição de materiais distribuídos, a CHC deveria se destacar como mediadora entre as pesquisas e o ensino nas escolas.

Biografia do Autor

Jéssica Taynara Martins, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde cursa o mestrado na Linha de pesquisa Fundamentos e Metodologias para o ensino das Ciências Naturais e Matemática. É graduada em Licenciatura em Ciências, Matemática e Física pela mesma universidade, especialista em Metodologia do Ensino de Matemática na Educação Básica pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e professora da Educação Básica no Estado do Amazonas.

Elrismar Gomes Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do curso de Licenciatura em Ciências, Matemática e Física pela mesma universidade.

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Referências dos textos analisados

INSTITUTO CIÊNCIA HOJE. Revista Ciência Hoje das Crianças. SBPC, São Paulo, edições: janeiro de 2009 a dezembro de 2018.

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Publicado

2020-08-12

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física