Atividades experimentais de Física da revista Ciência Hoje das Crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p455

Resumo

A revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), criada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, se destaca como material paradidático de divulgação científica na educação básica brasileira por sua distribuição pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no Brasil. Desde o final do século XX são realizados estudos sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências que objetive a alfabetização científica. As pesquisas recomendam que o encaminhamento das atividades deve partir de um problema, não se limitando à manipulação ou observação. Ressaltam também que as crianças dos anos iniciais de escolaridade são capazes de fazer reflexões e buscar explicações, indo além da mera execução de roteiros ou da contemplação. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar a análise das atividades experimentais de Física propostas na CHC. O resultado mostra que a CHC está na contramão do que recomendam as pesquisas em ensino de Ciências. As atividades experimentais apresentam características empírico indutivistas marcadas por uma visão rígida da Ciência. Permitem pouca ou nenhuma liberdade para atuação criativa e reflexiva dos estudantes, sem espaço para erro ou discussão dos resultados. A revista não é um material didático e não explicita entre seus objetivos a alfabetização científica. Porém, considerando as pesquisas em ensino de Ciências das últimas décadas, acreditamos que um material que pode compor as bibliotecas de mais de 150 mil escolas públicas brasileiras não pode encaminhar concepções estereotipadas da Ciência como, por exemplo, a visão empírico-indutivista. Pelas dimensões do PNLD e sua política de avalição de materiais distribuídos, a CHC deveria se destacar como mediadora entre as pesquisas e o ensino nas escolas.

Biografia do Autor

Jéssica Taynara Martins, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde cursa o mestrado na Linha de pesquisa Fundamentos e Metodologias para o ensino das Ciências Naturais e Matemática. É graduada em Licenciatura em Ciências, Matemática e Física pela mesma universidade, especialista em Metodologia do Ensino de Matemática na Educação Básica pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e professora da Educação Básica no Estado do Amazonas.

Elrismar Gomes Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do curso de Licenciatura em Ciências, Matemática e Física pela mesma universidade.

Referências

ALMEIDA, S. A. de Interações e práticas de letramento mediadas pelo uso da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) em sala de aula. 2011. 270p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

ALMEIDA, S. A. de Cenas de leitura da Ciência Hoje das Crianças: modos de uso e apropriação da revista em sala de aula. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, e 173829, p. 1-28, 2018.

ALMEIDA, S. A. de; GIORDAN, M. A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 999-1014, 2014.

ALMEIDA, S. A. de; LIMA, M. E. C. Cientistas em revista: Einstein, Darwin e Marie Curie na Ciência Hoje das Crianças. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 29-47, 2016.

ARAÚJO, M. S.T. de; ABIB, M. L. V. dos S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. de. (org) Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. cap. 2. p. 19-33.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução: Esteia dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 316 p.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. 264 p.

CARVALHO, A. M. P. de. As práticas experimentais no ensino de física. In: CARVALHO, A. M. P. de. (org) Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 158 p.

CARVALHO, A. M. P. de; VANNUCHI, A. I.; BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E. R.; REY, R. C. de. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipioni, 2010. 188 p.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker. Editora Brasiliense. 1993. 225 p.

GALIETA, T. Possibilidades de inserção de textos da revista Ciência Hoje das Crianças nas séries iniciais: explorando concepções de leitura de futuros professores. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 3, n. 2, p. 01-24, 2013.

GIL-PEREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GODOY. A. S. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29,1995.

GOMES, A. D. T.; BORGES, A. T.; JUSTI, R. Processos e conhecimentos envolvidos na realização de atividades práticas: revisão da literatura e implicações para a pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 187-207, 2008.

LABURÚ, C. E. Problemas abertos e seus problemas no laboratório de física: uma alternativa dialética que passa pelo discursivo multivocal e univocal. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 3, p. 231-256, 2003.

LABURÚ, C. E. Seleção de experimentos de física no ensino médio: uma investigação a partir da fala dos professores. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 161-178, 2005.

LOPES, A. R. C. Bachelard: o filósofo da desilusão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 248-273, 1996.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T.; OSTERMANN, F. “História e epistemologia da física” na licenciatura em física: uma disciplina que busca mudar concepções dos alunos sobre a natureza da ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 127-134, 2007.

RAICIK, A. C.; PEDUZZI, L. O. Q.; ANGOTTI, J. A. P. Experimentos exploratórios e experientia literata: (re) pensando a experimentação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 111-129, 2018.

PEREIRA, M. V.; MOREIRA, M. C. do A. Atividades prático-experimentais no ensino de física. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 265-277, 2017.

RIBEIRO, R. A.; KAWAMURA, M. R. D. Divulgação científica para o público infantil: potencialidades da revista Ciência Hoje das Crianças. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XIX, 2011, Manaus, AM. Atas...

SASSERON, L. H.; MACHADO, V. F. Alfabetização Científica na prática: Inovando a forma de Ensinar Física. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2017. 112 p.

SILVA, L. L. da; PIMENTEL, N. L.; TERRAZZAN, E. As analogias na revista de divulgação científica Ciência hoje das crianças. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 163-181, 2011.

ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011.

Referências dos textos analisados

INSTITUTO CIÊNCIA HOJE. Revista Ciência Hoje das Crianças. SBPC, São Paulo, edições: janeiro de 2009 a dezembro de 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-12

Como Citar

Martins, J. T., & Oliveira, E. G. (2020). Atividades experimentais de Física da revista Ciência Hoje das Crianças. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(2), 455–478. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p455

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física