Analogias e metáforas no ensino de Física Moderna apresentadas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018

Autores

  • Felipe Augusto Kopp Universidade de Santa Cruz do Sul, RS
  • Voltaire de Almeida Universidade de Santa Cruz do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p69

Resumo

Este artigo investiga a presença de analogias e metáforas em capítulos de Física Moderna nos livros didáticos indicados pelo Guia de Livros Didáticos – PNLD 2018. Com base nos estudos linguísticos mais atuais, tenta-se estabelecer uma distinção conceitual entre essas duas figuras de linguagem para que elas possam ser melhor aproveitadas no ensino de Física. Para a coleta e registro dos dados, utiliza-se a análise de conteúdos proposta por Bardin (2002), enquanto que para a classificação das ocorrências é utilizada uma versão adaptada daquela proposta por Curtis e Reigeluth (1984). Os resultados obtidos, tanto numéricos quanto qualitativos, evidenciam as características opostas entre analogias e metáforas. Ambas aproximam informações familiares ou já conhecidas (veículo) de informações novas (alvo), mas a analogia faz isso aproximando coisas que pertencem a domínios com características comuns, enquanto a metáfora o faz aproximando coisas que pertencem a domínios muito distintos. Didaticamente, as analogias permitem fazer comparações por meio de semelhanças ou diferenças, o que é fundamental para a explicação de conceitos de Física Moderna. Já as metáforas podem ajudar a aproximar conceitos concretos de abstratos, mas isso é feito, em geral, de forma mais simples, o que requer um cuidado maior por parte dos autores de livros didáticos e dos professores que os utilizam.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Kopp, Universidade de Santa Cruz do Sul, RS

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Possui graduação em Física - Licenciatura pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). É professor concursado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Voltaire de Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul, RS

Possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor efetivo na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Kopp, F. A., & Almeida, V. de. (2019). Analogias e metáforas no ensino de Física Moderna apresentadas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(1), 69–98. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p69

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física