Investigando as concepções de força em situações do cotidiano ao longo do ciclo da experiência Kellyana

Autores

  • Ana Paula Teixeira Bruno Silva UFRPE - Pernanbuco
  • Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos UFRPE - Recife - PE
  • Ernande Barbosa da Costa UFRPE - Pernanbuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n2p287

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de construção do conceito científico de força entre alunos do 1º ano do Ensino Médio, que participaram de uma seqüência didática organizada de acordo com as cinco fases do Ciclo da Experiência Kellyana: Antecipação; Investimento; Encontro; Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Procurou-se identificar as concepções sobre força em situações do cotidiano. Os resultados desta pesquisa mostraram que os alunos, na fase da Antecipação, possuíam conceitos intuitivos, bem como tinham dificuldades de entender os conceitos de direção e sentido de uma força. As atividades desenvolvidas durante o Ciclo despertaram a atenção dos alunos, impulsionando-os a levantar hipóteses, refletir e estabelecer relações das situações vivenciadas com o tema em estudo, o que oportunizou uma contribuição de forma relevante para a evolução dos seus conceitos.

Biografia do Autor

Ana Paula Teixeira Bruno Silva, UFRPE - Pernanbuco

Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1993) e Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos, UFRPE - Recife - PE

Graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco (1985) , mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Ensino de Física pela University Of Surrey (1992) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Ernande Barbosa da Costa, UFRPE - Pernanbuco

Graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1981), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1977), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-08-25

Como Citar

Silva, A. P. T. B., Bastos, H. F. B. N., & Costa, E. B. da. (2008). Investigando as concepções de força em situações do cotidiano ao longo do ciclo da experiência Kellyana. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 25(2), 287–309. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n2p287

Edição

Seção

Artigos