Investigando as concepções de força em situações do cotidiano ao longo do ciclo da experiência Kellyana
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n2p287Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de construção do conceito científico de força entre alunos do 1º ano do Ensino Médio, que participaram de uma seqüência didática organizada de acordo com as cinco fases do Ciclo da Experiência Kellyana: Antecipação; Investimento; Encontro; Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Procurou-se identificar as concepções sobre força em situações do cotidiano. Os resultados desta pesquisa mostraram que os alunos, na fase da Antecipação, possuíam conceitos intuitivos, bem como tinham dificuldades de entender os conceitos de direção e sentido de uma força. As atividades desenvolvidas durante o Ciclo despertaram a atenção dos alunos, impulsionando-os a levantar hipóteses, refletir e estabelecer relações das situações vivenciadas com o tema em estudo, o que oportunizou uma contribuição de forma relevante para a evolução dos seus conceitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >