Determinação da sensibilidade de bobinas magnéticas utilizando a Lei de Indução de Faraday

Autores

  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo UNICSUL - São Paulo
  • Queli Fuza Ferreira dos Anjos

Resumo

Este trabalho descreve a elaboração de um aparato experimental que visa a determinar a sensibilidade S (área efetiva) de bobinas magnéticas por meio da utilização da lei de Faraday, sendo relatada o seu uso em atividades práticas realizadas na UNICSUL. Os valores experimentais da sensibilidade S mostraram-se concordantes com os valores teóricos obtidos através de considerações geométricas relacionadas com a construção das bobinas de prova, indicando adequação do procedimento adotado.

Biografia do Autor

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, UNICSUL - São Paulo

Graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1988), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1997).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Araújo, M. S. T. de, & Anjos, Q. F. F. dos. (2008). Determinação da sensibilidade de bobinas magnéticas utilizando a Lei de Indução de Faraday. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(2), 277–287. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6281

Edição

Seção

Artigos