Um exercício de uso racional da energia: o caso do transporte coletivo

Autores

  • Rubens Alves Dias UNESP - São Paulo
  • José Antônio Perrella Balestieri UNESP - São Paulo
  • Cristiano Rodrigues de Mattos USP - São Paulo

Resumo

O tema uso racional da energia tem sido apresentado atualmente, por influência da mídia, como relacionado exclusivamente ao setor produtivo e à energia elétrica. Todavia, devido à sua característica interdisciplinar, ele permite a análise de diversos processos de transformação energética e essas, por sua vez, propiciam uma reflexão a respeito de modelos de desenvolvimento, principalmente no que tange ao planejamento energético. Como exemplo de exercício para compreensão do uso racional de energia, este trabalho apresenta uma avaliação comparativa entre os dois tipos de veículos destinados a duas formas de transporte de passageiros: o particular e o coletivo. Levando-se em conta as diferenças entre esses dois tipos de veículos, foram contabilizadas as necessidades de processamento do petróleo e a participação de cada um na emissão de dióxido de carbono. Espera-se, assim, que este exercício sirva de subsídio tanto para a formação de professores e estudantes como para a compreensão da complexidade do problema do transporte coletivo, seja do ponto de vista do consumo energético, seja das ações necessárias para efetivar medidas de implementação de comportamentos para o uso racional de energia.

Biografia do Autor

Rubens Alves Dias, UNESP - São Paulo

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

José Antônio Perrella Balestieri, UNESP - São Paulo

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1987), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual Paulista (1990), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1990), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e livre-docência em Máquinas Térmicas pela Universidade Estadual Paulista (1997). Pós-doutorado no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Cristiano Rodrigues de Mattos, USP - São Paulo

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1997).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Dias, R. A., Balestieri, J. A. P., & Mattos, C. R. de. (2008). Um exercício de uso racional da energia: o caso do transporte coletivo. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(1), 7–26. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6288

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)