Sensação térmica: uma abordagem interdisciplinar

Autores

  • Cristiano Rodrigues de Mattos USP - São Paulo
  • Ana Valéria N. Drummond UNESP - São Paulo

Resumo

A necessidade de abordagens que contemplem a transversalidade no tratamento dos conteúdos de ciências aumenta com a aceitação das orientações sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A interdisciplinaridade passa a ser uma alternativa para a efetivação da transversalidade. Entretanto, para ser concretizada como ação pedagógica em sala de aula, a interdisciplinaridade precisa ser sustentada pelo professor, que deve estar subsidiado por material didático e paradidático adequados. Nesse contexto, o trabalho apresenta um estudo interdisciplinar sobre os conceitos físicos de calor e temperatura dentro de um enfoque que ressalta o conceito de sensação térmica. Como mote da discussão, é utilizada a conhecida experiência das três bacias, experiência ainda encontrada em diversos livros didáticos de ciências no Brasil, mas explorada muito superficialmente.

Biografia do Autor

Cristiano Rodrigues de Mattos, USP - São Paulo

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1997).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Mattos, C. R. de, & Drummond, A. V. N. (2004). Sensação térmica: uma abordagem interdisciplinar. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21(1), 7–34. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6437

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)