Sensação térmica: uma abordagem interdisciplinar

Cristiano Rodrigues de Mattos, Ana Valéria N. Drummond

Resumo


A necessidade de abordagens que contemplem a transversalidade no tratamento
dos conteúdos de ciências aumenta com a aceitação das orientações
sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A interdisciplinaridade
passa a ser uma alternativa para a efetivação da transversalidade.
Entretanto, para ser concretizada como ação pedagógica em sala de aula, a
interdisciplinaridade precisa ser sustentada pelo professor, que deve estar
subsidiado por material didático e paradidático adequados. Nesse contexto,
o trabalho apresenta um estudo interdisciplinar sobre os conceitos físicos de
calor e temperatura dentro de um enfoque que ressalta o conceito de sensação
térmica. Como mote da discussão, é utilizada a conhecida experiência
das três bacias, experiência ainda encontrada em diversos livros didáticos de
ciências no Brasil, mas explorada muito superficialmente.

Palavras-chave


Ensino de ciências; interdisciplinaridade; termodinâmica; adaptação humana; fisiologia da sensação; psicologia da percepção

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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