Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos

Autores

  • Margarete Jesusa Varela Centeno Hülsendeger CIB - Rio Grande do Sul

Resumo

Neste artigo apresento um assunto recorrente dentro da mecânica, mas nem por isso de fácil compreensão: a queda dos corpos. Pretendi fazer um paralelo entre as possíveis representações trazidas por alunos da 2a série do Ensino Médio sobre a queda dos corpos e as idéias defendidas por Aristóteles sobre esse mesmo assunto. Também busquei apresentar uma alternativa para influir nessas concepções, com a apresentação das experiências de Galileu tanto as empíricas quanto as de pensamento e a forma como elas refutaram as idéias de Aristóteles. Foram realizadas atividades práticas com a utilização de materiais de fácil manipulação, assim como textos extraídos do livro de Galileu Diálogos sobre os dois maiores sistemas do mundo , publicados no livro de Alexandre Koyré, Estudos de história do pensamento científico .

Biografia do Autor

Margarete Jesusa Varela Centeno Hülsendeger, CIB - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Licenciatura Curta Em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982) e mestrado em Mestrado Em Educação Em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Hülsendeger, M. J. V. C. (2004). Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21(3), 377–391. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6425

Edição

Seção

Artigos