Um marégrafo ultrassônico baseado na placa Arduino para investigação do fenômeno das marés
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p925Resumo
Neste trabalho apresentamos um projeto de construção de um marégrafo baseado num telêmetro ultrassônico controlado por uma placa Arduino Uno. O projeto é de fácil construção e de baixo custo e tem por objetivo viabilizar o estudo do fenômeno das marés oceânicas integrando atividades investigativas com a prática experimental. O fenômeno das marés se mostra uma excelente oportunidade para o estudo da gravitação universal de Isaac Newton e do estudo do movimento orbital do sistema Terra – Lua – Sol, dos quais é um resultado direto. Neste artigo, focalizamos basicamente a montagem experimental e apresentamos alguns resultados preliminares. Reservamos para um próximo artigo sugestões de aplicações em eventos investigativos bem definidos envolvendo o modelo newtoniano para o fenômeno das marés.
Referências
CALVO, L. L. Introduccion a la Geofisica. Madrid: Paraninfo, 1972.
CHM - CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA. Disponível em:
<https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-segnav/dados-de-mare-mapa/>. Acesso em: 01 mai. 2019.
CARVALHO, L. R. M.; AMORIM, H. S. Observando as marés atmosféricas: Uma aplicação da placa Arduino com sensores de pressão barométrica e temperatura. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 3501, 2014.
FRITZING. Disponível em: <http://fritzing.org/home/>. Acesso em: 20 jan. 2019.
GARRISON, T. Fundamentos de Oceanografia. National Geographic Learning. CENGAGL Learning, 2017.
GIBRAT, R. La Energía de las Mareas. Nueva Colección Labor, Barcelona, 1973.
RAMSAY, C. Giving an Arduino a Heartbeat. Disponível em:
<https://chrisramsay.co.uk/posts/2015/04/giving-an-arduino-a-heartbeat/>. Acesso em: 04 mai. 2019.
RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. S. Física 2. 5. ed. Ed. LTC, 2003. cap.19. p.149-150.
SILVEIRA, F. L. Marés, Fases Principais da Lua e Bebês. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 1, p. 10-29, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >