Uma breve história da política nuclear brasileira

Autores

  • Renato Yoichi Ribeiro Kuramoto UEL - Paraná
  • Carlos Roberto Appoloni UEL - Párana

Resumo

Na década de 30, surgiram as primeiras pesquisas na área nuclear no Brasil. Entretanto, somente a partir de 1945, com a explosão da bomba atômica em Hiroshima, o governo brasileiro passa a demonstrar interesse em tal setor. Desde então, em meio a controvérsias quanto ao uso da energia nuclear para fins bélicos, a busca sistemática pelo domínio da tecnologia nuclear, direcionada a uma hegemonia brasileira na América Latina, marcaram os 54 anos seguintes da história da política nuclear brasileira. Os principais fatos ocorridos, de Hiroshima à Angra II, e as atuais perspectivas da energia nuclear no Brasil, estão descritos neste artigo.

Biografia do Autor

Renato Yoichi Ribeiro Kuramoto, UEL - Paraná

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Londrina com Láurea Acadêmica (2000); Mestre em Ciências na área de Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (2003); Doutor em Engenharia Nuclear/Física de Reatores pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Comissão Nacional de Energia Nuclear IPEN/CNEN-SP (2007).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Carlos Roberto Appoloni, UEL - Párana

Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1973), Mestrado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (1976), Doutorado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (1983)e Pós-Doutorado em Física Nuclear Aplicada pela Universitá di Roma La Sapienza (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Kuramoto, R. Y. R., & Appoloni, C. R. (2002). Uma breve história da política nuclear brasileira. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(3), 379–392. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6612

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)