Radioatividade natural em amostras alimentares

Autores

  • Fábio Luiz Melquiades UECO - Paraná
  • Carlos Roberto Appoloni UEL - Párana

Resumo

A medida de traços radioativos no ambiente e em alimentos é de fundamental importância para o monitoramento dos níveis de radiação a que o homem está exposto direta ou indiretamente. Este trabalho consiste na medida de traços radioativos em leite em pó, através da espectrometria gama de alta resolução. Foi possível identificar os radionuclídeos 40K, 137Cs e 232Th (obtido do 208Tl), cujas atividades foram calculadas de acordo com as normas da Agência Internacional de Energia Atômica, apresentando níveis normais para os leites analisados, podendo ser consumido sem restrições.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Melquiades, UECO - Paraná

Graduação em Física a nível de Bacharelado (1997) e Licenciatura (1998) pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2007).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Carlos Roberto Appoloni, UEL - Párana

Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1973), Mestrado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (1976), Doutorado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (1983)e Pós-Doutorado em Física Nuclear Aplicada pela Universitá di Roma La Sapienza (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Melquiades, F. L., & Appoloni, C. R. (2004). Radioatividade natural em amostras alimentares. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21(1), 120–126. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6444

Edição

Seção

Artigos