O ensino de ciências e o professor anarquista epistemológico

Autores

  • Paulo S. Terra UESC - Bahia

Resumo

Todas as filosofias da ciência têm implicações pedagógicas com reflexos importantes nos procedimentos de ensino de ciências. O professor de ciências adepto ao anarquismo epistemológico, proposto por Paul Karl Feyerabend, também adotará estratégias próprias. Guiar-se-á, primeiramente, pelo preceito de que as decisões dos alunos devem ser autônomas (que cada qual se dedique como puder e quiser quanto à sua formação); abdicará, pois, de impor a visão científica aos alunos. Apresentará a ciência como sendo formada por uma comunidade na qual se discutem idéias antagônicas e a adesão a uma delas se faz por convencimento, após livre exame das argumentações apresentadas. O professor anarquista de ciências visa, prioritariamente, convencer os alunos a aderirem ao pensamento científico e não convertê-los à força à ciência. Cada questão científica exposta pelo professor anarquista deve convocar os alunos à reflexão e à decisão voluntária

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Terra, P. S. (2002). O ensino de ciências e o professor anarquista epistemológico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(2), 208–218. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6622

Edição

Seção

Artigos