O ensino de ciências e o professor anarquista epistemológico

Paulo S. Terra

Resumo


Todas as filosofias da ciência têm implicações pedagógicas com
reflexos importantes nos procedimentos de ensino de ciências. O
professor de ciências adepto ao anarquismo epistemológico, proposto
por Paul Karl Feyerabend, também adotará estratégias próprias.
Guiar-se-á, primeiramente, pelo preceito de que as decisões dos alunos
devem ser autônomas (que cada qual se dedique como puder e quiser
quanto à sua formação); abdicará, pois, de impor a visão científica aos
alunos. Apresentará a ciência como sendo formada por uma
comunidade na qual se discutem idéias antagônicas e a adesão a uma
delas se faz por convencimento, após livre exame das argumentações
apresentadas. O professor anarquista de ciências visa,
prioritariamente, convencer os alunos a aderirem ao pensamento
científico e não convertê-los à força à ciência. Cada questão científica
exposta pelo professor anarquista deve convocar os alunos à reflexão e
à decisão voluntária

Palavras-chave


Paul Feyerabend; anarquismo epistemológico; ensino de ciências; pedagogia anarquista; Ricardo Mella

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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