Estudo do escoamento de um fluido real

Autores

  • Henrique João Breuckmann FURB - Santa Catarina
  • Marlene Salete Koch Lins C.E. Pe. José Maurício - Santa Catarina

Resumo

O trabalho, fundamentado numa linha de Solução de Problemas baseada em alguns pressupostos vygotskyanos, teve origem nas interrogações dos estudantes sobre a distribuição irregular de água no bairro onde moravam. Montou-se um equipamento com material alternativo, através do qual é possível investigar o comportamento de algumas variáveis envolvidas na lei de Hagen-Poiseuille, em particular a relação entre distância entre dois pontos de um conduto e as respectivas pressões. São mostrados alguns resultados experimentais, confrontados com dados teóricos. Ao mesmo tempo, são apontadas sugestões para o desenvolvimento do trabalho com os alunos, em sala de aula.

Biografia do Autor

Henrique João Breuckmann, FURB - Santa Catarina

Graduação em Artes Práticas Hab Técnicas Industriais pela Universidade de Passo Fundo (1976), graduação em Ciências Curta Com Hab Em Matemática Plena pela Universidade de Passo Fundo (1979), especialização em Matemática Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), especialização em Ciências Opção Ensino de Química pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau (1984), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1987), mestrado em Educação Área de Concentração Ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Educação Área de Concentração Ensino de Ciências N pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Como Citar

Breuckmann, H. J., & Lins, M. S. K. (1997). Estudo do escoamento de um fluido real. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 14(2), 188–193. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7031

Edição

Seção

Artigos