Análise dos aspectos motivacionais de estudantes em uma disciplina eletiva de Astronomia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e70871Resumo
Este artigo relata uma pesquisa cujo objetivo foi estudar os aspectos que conduziram à motivação para a participação em uma disciplina de Astronomia por parte do público-alvo (estudantes do ensino médio) em um espaço escolar de ensino. Para o estudo da motivação, usamos como referencial teórico a Teoria da Autodeterminação, que se dedica a estudar aspectos relacionados com a motivação humana. Para nortear a análise, fundamentamo-nos no referencial metodológico qualitativo da Análise Textual Discursiva, que busca a compreensão das novas interpretações a partir dos dados da pesquisa. Como fonte de dados, usamos um questionário respondido pelos participantes no término da eletiva. Os resultados apontam que a Astronomia pode ser considerada potencialmente motivadora para casos semelhantes ao aqui estudado, pois foram diagnosticados, em todos os estudantes participantes, indícios de motivação intrínseca. Os resultados da pesquisa também apontam que a Astronomia deve ser trabalhada de alguma forma na educação básica, pois apresentou estudantes autônomos, competentes e comprometidos com as atividades desenvolvidas.
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