Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores

Autores

  • Mílton Antônio Auth UNIVATES - Rio Grande do Sul
  • Fábio da Purificação de Bastos UFMS - Rio Grande do Sul
  • Rejane Aurora Mion UTFPR - Paraná
  • Carlos Alberto Souza UFSC - Santa Catarina
  • Nilza Beatriz Fossatti UFSM - Rio Grande do Sul
  • Eroni Gampert Spannemberg UFSM - Rio Grande do Sul
  • Gelsi Wohlmuth UFSM - Rio Grande do Sul

Resumo

Descrevemos e analisamos nossas práticas educacionais dialógicas em física desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Nossas auto-reflexões em equipe foram balizadas, principalmente, baseadas no material elaborado pelo GREF (1990), tendo sido utilizado como referencial para a organização do conhecimento físico, visto constatarmos que o mesmo prioriza uma abordagem conceitual unificadora da teoria física. De nossa análise temos presente que situações descritas no texto, como cotidianas podem ter um relativo distanciamento da realidade vivida. Nossa posição é que podem divergir das prioridades que consideramos importantes, para a concepção que este grupo tem sobre a construção da cidadania. O resgate dos objetos reais obtidos no levantamento com os alunos coloca os mesmos no processo educacional como equipamentos com potencialidades de gerar o programa, educacional de física. Através do desenvolvimento de atividades teórico-experimentais com estes, denominados por nós, equipamentos-geradores, buscamos a compreensão conceitual do mundo em que vivemos.

Biografia do Autor

Mílton Antônio Auth, UNIVATES - Rio Grande do Sul

Licenciatura em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1987), especialização em Ensino de Física pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Fábio da Purificação de Bastos, UFMS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física (Universidade Federal de Santa Catarina, 1985), especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais (Universidade da Região de Blumenau, SC, 1987), mestrado em Educação, área de concentração Educação e Ciência (Universidade Federal de Santa Catarina, 1990) e doutorado em Educação, área de concentração Didática (Universidade de São Paulo, 1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rejane Aurora Mion, UTFPR - Paraná

Graduação em Ciência Naturais: Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1987) , graduação em Ciência Naturais: Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1987) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1995-01-01

Como Citar

Auth, M. A., Bastos, F. da P. de, Mion, R. A., Souza, C. A., Fossatti, N. B., Spannemberg, E. G., & Wohlmuth, G. (1995). Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 12(1), 40–46. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7138

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)