Prática educacional dialógica em Física via equipamentos Geradores
Resumo
Descrevemos e analisamos nossas práticas educacionais dialógicas em física desenvolvidas ao longo de um ano letivo. Nossas auto-reflexões em equipe foram balizadas, principalmente, baseadas no material elaborado pelo GREF (1990), tendo sido utilizado como referencial para a organização do conhecimento físico, visto constatarmos que o mesmo prioriza uma abordagem conceitual unificadora da teoria física. De nossa análise temos presente que situações descritas no texto, como cotidianas podem ter um relativo distanciamento da realidade vivida. Nossa posição é que podem divergir das prioridades que consideramos importantes, para a concepção que este grupo tem sobre a construção da cidadania. O resgate dos objetos reais obtidos no levantamento com os alunos coloca os mesmos no processo educacional como equipamentos com potencialidades de gerar o programa, educacional de física. Através do desenvolvimento de atividades teórico-experimentais com estes, denominados por nós, equipamentos-geradores, buscamos a compreensão conceitual do mundo em que vivemos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >