Resolução de problemas de física mediada por tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n2p310Resumo
Problematizamos a prática tradicional de Ensino de Física questionando os procedimentos habituais de resolução de problemas. Apontamos a passividade discente, a falta de interação dialógica e o ensino-aprendizagem isolado da investigação como os responsáveis pela não mediação tecnológica-comunicativa nas aulas e, como conseqüência, a falta de diálogo-problematizador no processo escolar. Orientados pelas concepções da investigação-ação e educação dialógico-problematizadora, desenvolvemos, implementamos e avaliamos um objeto escolar para resolução de problemas acoplado a um ambiente virtual de ensino-aprendizagem para Internet, ambos com fontes abertas, priorizando estratégias didáticas potencializadoras de procedimentos e habilidades, denominadas por nós de ensino-investigação-aprendizagem na perspectiva problematizadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >