Resolução de problemas de física mediada por tecnologias

Autores/as

  • Carlos Alberto Souza UFSC - Santa Catarina
  • Fábio da Purificação de Bastos UFMS - Rio Grande do Sul
  • João André Pérez Angotti UFSC - Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n2p310

Resumen

Problematizamos a prática tradicional de Ensino de Física questionando os procedimentos habituais de resolução de problemas. Apontamos a passividade discente, a falta de interação dialógica e o ensino-aprendizagem isolado da investigação como os responsáveis pela não mediação tecnológica-comunicativa nas aulas e, como conseqüência, a falta de diálogo-problematizador no processo escolar. Orientados pelas concepções da investigação-ação e educação dialógico-problematizadora, desenvolvemos, implementamos e avaliamos um objeto escolar para resolução de problemas acoplado a um ambiente virtual de ensino-aprendizagem para Internet, ambos com fontes abertas, priorizando estratégias didáticas potencializadoras de procedimentos e habilidades, denominadas por nós de ensino-investigação-aprendizagem na perspectiva problematizadora.

Biografía del autor/a

Fábio da Purificação de Bastos, UFMS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física (Universidade Federal de Santa Catarina, 1985), especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais (Universidade da Região de Blumenau, SC, 1987), mestrado em Educação, área de concentração Educação e Ciência (Universidade Federal de Santa Catarina, 1990) e doutorado em Educação, área de concentração Didática (Universidade de São Paulo, 1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2008-08-25

Cómo citar

Souza, C. A., Bastos, F. da P. de, & Angotti, J. A. P. (2008). Resolução de problemas de física mediada por tecnologias. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 25(2), 310–339. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n2p310

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a