Modelo de Drude e a interação da luz com a matéria
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e71824Resumo
Neste trabalho, discutimos aspectos das dimensões fenomenológica e teórica do conhecimento físico e o papel dos modelos como ponte unificadora dessas duas facetas do conhecimento. No âmbito do ensino, percebe-se que as teorias ensinadas são pouco relacionadas aos fenômenos do cotidiano. Por isso, enfatizamos a importância do uso de modelos como instrumentos capazes de promover uma ligação entre o mundo abstrato, representado pelas teorias e o mundo palpável, representado pelos fenômenos. Com o objetivo de dar realidade à infinidade de nuances que o conhecimento físico contempla, exploramos um modelo, chamado modelo de Drude, voltado para cursos introdutórios de eletromagnetismo do ensino superior. Este exemplo descreve como é a interação de ondas eletromagnéticas com a matéria. O principal objetivo é explicitar, de maneira mais clara possível, as ligações entre ideias físicas, representadas pela teoria do eletromagnetismo, e o mundo fenomenológico, de modo a possibilitar que professores e estudantes de física tenham uma relação com o conhecimento mais epistemológica e rica.
Referências
BACHELARD, G. A Filosofia do Não. Abril Cultural, 1978.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. 5ª reimpressão. Contraponto, 1996.
BECHARA, M. J.; DUARTE, J. L. M.; ROBILOTTA, M. R.; VASCONCELOS, S. S. Física 4. Apostila do curso de Bacharelado. Universidade de São Paulo, 2018.
BREWE, E.; SAWTELLE, V. Modelling instruction for university physics: examining the theory in practice. European Journal of Physics, v. 39, 054001, 2018.
BUNGE, M. Teoria e Realidade. Perspectiva, 1974.
CASSIRER, E. Symbol, Myth and Culture: Essays and lectures of Ernst Cassirer. New Haven London: Yale University Press, 1979.
GRECA, I. M.; MOREIRA, M. A. Mental, physical, and mathematical models in the teaching and learning of physics. Science Education, v. 86, p. 106-121, 2001.
HANSSON, L.; LEDEN, L. Working with the nature of science in physics class: turning ‘ordinary’ classroom situations into nature of science learning situations. Physics Education, v. 51, 055001, 2016.
HECHT, E. Óptica. Wesley Publishing Company, INC, 1987.
HESTENES, D. Notes for a Modeling Theory of Science, Cognition and Instruction. GIREP 2006 – INTERNATIONAL CONFERENCE. University of Amsterdam, Netherlands, August 2006.
HÖTTECKE, D; HENKE, A; RIESS, F. Implementing History and Philosophy in Science Teaching: Strategies, Methods, Results and Experiences from the European HIPST Project. Science & Education, dez, 2010.
KNELLER, G. F. A ciência como atividade humana. Editora Zahar/Edusp, 1980.
KNEUBIL, F. B. Models in physics teaching: an approach to highlight the nature of knowledge. Physics Education, v. 51, 065008, 2016.
KNEUBIL, F. B.; KARAM, R. Keyhole: Equal signs as bridges between the phenomenological and theoretical dimensions. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 2, e2302, 2017.
KNEUBIL, F. B. As Facetas do Conhecimento Físico e um Modelo: a Luz e a Matéria. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – IFUSP, São Paulo.
KOPONEN, I. Models and modelling in physics education: a critical re-analysis of philosophical underpinnings and suggestions for revisions. Science & Education, v. 16, n. 7, p.751-773, August 2007.
KRANJC, T. Understanding basic physical concepts – which? The modeling of Real World Phenomena Based on Laws of Physics. GIREP 2006 – INTERNATIONAL CONFERENCE. University of Amsterdam, Netherlands, August 2006.
MATTHEWS, M. Models in science and in science education: an introduction. Science & Education, v.16, p. 647-652, 2007.
MATTHEWS, M. Science Teaching: The Role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994.
PÉREZ, C. A. S. O Modelo do Elétron Livre de Drude Completa 100 Anos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 17, n. 3, p. 348-359, 2000.
PIETROCOLA, M. Reflexões Histórico-Epistemológicas e o Ensino de Ciências. Texto apresentado como requisito para concurso de Livre Docência. Faculdade de Educação da USP, 2004.
RUDGE, D.; HOWE, E. An explicit and refletive approach to the use of history to promote understanding of the nature of science. Science & Education, v.18, p. 561-580, 2009.
SCARINCI, A., L.; MARINELI, F. O Modelo Ondulatório da Luz para Explicar as causas da Cor. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1309, 2014.
TSEITLIN, M.; GALILI, I. Models in physics teaching: arguing a broader view. GIREP 2006 – INTERNATIONAL CONFERENCE. University of Amsterdam, Netherlands, August 2006.
VILLANI, A; DIAS, V.; VALADARES, J. The Development of Science Education Research in Brazil and Contributions from the History and Philosophy of Science. International Journal of Science Education, v. 32, p. 907-937, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >