A Educação em Ciências precisa de manifestos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1020Resumo
Como educador de professores de ciências, manifestos geralmente são algo que peço aos alunos que escrevam. Manifestos são formas ousadas de expressão que ajudam as pessoas sérias a formular posicionamentos, centrados ou baseados em princípios, sobre questões importantes. Esta edição especial ofereceu-me a oportunidade de escrever meu próprio manifesto; é uma boa prática fazer as coisas que você deseja que seus alunos façam. Em tempos de crescente precariedade ambiental e social, a ciência e a educação científica não podem mais negar o imperativo moral e ético de serem relevantes para a sobrevivência da vida humana e não humana. O que se segue é um manifesto que aborda parte do que a educação científica precisa enfrentar em tempos de populismo de direita, pandemia, poluição e dificuldades políticas. Não se destina a ser uma plataforma, porque a educação científica precisa de muitos manifestos de desejo e intenções. O melhor que este manifesto pode fazer é encorajar professores e alunos a escreverem outros mais inspiradores. A linguagem dos manifestos é altamente variável, mas geralmente levam coisas como declarações e afetos mais a sério e deixam as importantes tarefas de elaboração e consenso para outro dia. Este manifesto foi organizado em oito partes que, juntas, sustentam que ciência, educação, meio ambiente e política estão necessariamente emaranhados, de modo que é passado o tempo em que se poderia fingir que as ciências são separadas e / ou superiores a todo o restante. Em segundo lugar, defende-se que as fronteiras que separam coisas como disciplinas, espécies diferentes e maneiras diferentes de conhecer o mundo estão se revelando mais arbitrárias e menos úteis do que nunca. Manifestos, que são descaradamente políticos e moralmente investidos, são apenas um de uma multidão de manifestações transdisciplinares heterodoxas que chegam às comunidades educacionais de ciência em todos os lugares!
Referências
BAZZUL, J. Solidarity with nonhumans as an ontological struggle. Educational Philosophy and Theory, agosto 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1804360. Acesso em: 27 nov. 2020.
BAZZUL, J. Towards a politicized notion of citizenship for science education: Engaging the social through dissensus. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, v. 15, n. 3, p. 221-233, jul. 2015.
BAZZUL, J.; KAYUMOVA, S. Toward a social ontology for science education: Introducing Deleuze and Guattari’s assemblages. Educational Philosophy and Theory, v. 48, n. 3, p. 284-299, feb, 2016.
CAJETE, G. Native science: Natural laws of interdependence. New Mexico: Clear Light Publications, 2000. 315 p.
EATON, E. M.; DAY, N. A. Petro-pedagogy: fossil fuel interests and the obstruction of climate justice in public education. Environmental Education Research, v. 26, n. 4 p. 457-473, ago. 2020.
FOUCAULT, M. The Archaeology of Knowledge and the Discourse on Language. Tradução: L’archéologie du savoir. New York: Pantheon, 1972. 245 p.
FOUCAULT, M. The history of sexuality: An introduction. Vintage, 1990. 176 p.
FOUCAULT, M. The subject and power. Critical inquiry, v. 8, n. 4, p. 777-795, 1982. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1343197. Acesso em: 27 nov. 2020.
HARDT, M.; NEGRI, A. Commonwealth. Harvard University Press, 2009. 448 p.
HARDT, M.; NEGRI, A. Empire. Harvard University Press, 2000. 478 p.
HIGGINS, M.; WALLACE, M. F.; BAZZUL, J. Staying with the Trouble in Science Education: Towards Thinking with Nature – A Manifesto. In: TAYLOR, C. A.; KAYLEY, A. (Org.). Posthumanism and Higher Education. Palgrave Macmillan, 2019. p. 155-164.
JASANOFF, S. Taking life: Private rights in public nature. In: RAJAN, K. S. (Org.). Lively capital: Biotechnologies, ethics, and governance in global markets. Duke University Press, 2012. p. 155-183.
LOWAN-TRUDEAU, G. Protest as pedagogy: Teaching, learning, and Indigenous environmental movements. New York: Peter Lang International Academic Publishers, 2019. 168 p.
LYOTARD, J. F. The postmodern condition: A report on knowledge. University of Minnesota Press, 1984. 110 p. v. 10.
MEANS, A. J.; FORD, D. R.; SLATER, G. B. Educational commons in theory and practice: Global pedagogy and politics. Palgrave Macmillan US, 2017. 274 p.
MERTONS, R. K. The normative structure of science. In: STORER, N. W. (Ed). The sociology of science. University of Chicago Press, 1973. cap 3. p. 223-278.
MOORE, J. W. Capitalism in the Web of Life: Ecology and the Accumulation of Capital. Verso Books, 2015. 336 p.
MORTON, T. Humankind: Solidarity with non-human people. Verso Books, 2017. 224 p.
MORTON, T. Hyperobjects: Philosophy and Ecology after the End of the World. University of Minnesota Press, 2013. 287 p.
PIERCE, C. Education in the age of biocapitalism: Optimizing educational life for a flat world. Palgrave Macmillan, 2012. 211 p.
RANCIÈRE, J. Dissensus: On politics and aesthetics. Bloomsbury Publishing, 2015. 241 p.
RAVEEDRAN, A. Invoking the political in socioscientific issues: A study of Indian students' discussions on commercial surrogacy. Science Education, 2020 [Online First].
ROGERS, K. Trump Pointedly Criticizes Fauci for His Testimony to Congress. The New York Times. Nova Iorque, 13 de maio de 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/05/13/us/politics/fauci-trump-coronavirus.html. Acesso em: 27 nov. 2020.
SPOONER, M. The deleterious personal and societal effects of the “audit culture” and a domesticated academy: Another way is possible. International Review of Qualitative Research, v. 8, n. 2, p. 212-228, ago. 2015.
STENGERS, I. Another science is possible: A manifesto for slow science. John Wiley & Sons, 2018. 220 p.
STOLER, AN. L. Race and the education of desire: Foucault’s history of sexuality and the colonial order of things. Duke University Press, 1995. 256 p.
TOLBERT, S; BAZZUL, J. Toward the sociopolitical in science education. Cultural Studies of Science Education, v. 12, n. 2, p. 321-330, jul. 2016.
TSING, A. L. The mushroom at the end of the world: On the possibility of life in capitalist ruins. Princeton University Press, 2015. 322 p.
TSING, A.; BAZZUL, J. A Feral Atlas for the Anthropocene: an interview with Anna L. Tsing. In: M. WALLACE, J.; BAZZUL, M.; HIGGINS, S.; TOLBERT (Eds.) Science Education for the Anthropocene. Palgrave MacMillan. (Forthcoming, 2021).
WALLACE, M. The paradox of un/making science people: practicing ethico-political hesitations in science education. Cultural Studies of Science Education, v. 13, n. 4, p. 1049-1060, mar. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >