A Educação em Ciências precisa de manifestos

Autores

  • Jesse Bazzul Maynooth University

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1020

Resumo

Como educador de professores de ciências, manifestos geralmente são algo que peço aos alunos que escrevam. Manifestos são formas ousadas de expressão que ajudam as pessoas sérias a formular posicionamentos, centrados ou baseados em princípios, sobre questões importantes. Esta edição especial ofereceu-me a oportunidade de escrever meu próprio manifesto; é uma boa prática fazer as coisas que você deseja que seus alunos façam. Em tempos de crescente precariedade ambiental e social, a ciência e a educação científica não podem mais negar o imperativo moral e ético de serem relevantes para a sobrevivência da vida humana e não humana. O que se segue é um manifesto que aborda parte do que a educação científica precisa enfrentar em tempos de populismo de direita, pandemia, poluição e dificuldades políticas. Não se destina a ser uma plataforma, porque a educação científica precisa de muitos manifestos de desejo e intenções. O melhor que este manifesto pode fazer é encorajar professores e alunos a escreverem outros mais inspiradores. A linguagem dos manifestos é altamente variável, mas geralmente levam coisas como declarações e afetos mais a sério e deixam as importantes tarefas de elaboração e consenso para outro dia. Este manifesto foi organizado em oito partes que, juntas, sustentam que ciência, educação, meio ambiente e política estão necessariamente emaranhados, de modo que é passado o tempo em que se poderia fingir que as ciências são separadas e / ou superiores a todo o restante. Em segundo lugar, defende-se que as fronteiras que separam coisas como disciplinas, espécies diferentes e maneiras diferentes de conhecer o mundo estão se revelando mais arbitrárias e menos úteis do que nunca. Manifestos, que são descaradamente políticos e moralmente investidos, são apenas um de uma multidão de manifestações transdisciplinares heterodoxas que chegam às comunidades educacionais de ciência em todos os lugares!

Biografia do Autor

Jesse Bazzul , Maynooth University

PhD, Professor (Assistant) of National University of Ireland, Maynooth.

Referências

BAZZUL, J. Solidarity with nonhumans as an ontological struggle. Educational Philosophy and Theory, agosto 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1804360. Acesso em: 27 nov. 2020.

BAZZUL, J. Towards a politicized notion of citizenship for science education: Engaging the social through dissensus. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, v. 15, n. 3, p. 221-233, jul. 2015.

BAZZUL, J.; KAYUMOVA, S. Toward a social ontology for science education: Introducing Deleuze and Guattari’s assemblages. Educational Philosophy and Theory, v. 48, n. 3, p. 284-299, feb, 2016.

CAJETE, G. Native science: Natural laws of interdependence. New Mexico: Clear Light Publications, 2000. 315 p.

EATON, E. M.; DAY, N. A. Petro-pedagogy: fossil fuel interests and the obstruction of climate justice in public education. Environmental Education Research, v. 26, n. 4 p. 457-473, ago. 2020.

FOUCAULT, M. The Archaeology of Knowledge and the Discourse on Language. Tradução: L’archéologie du savoir. New York: Pantheon, 1972. 245 p.

FOUCAULT, M. The history of sexuality: An introduction. Vintage, 1990. 176 p.

FOUCAULT, M. The subject and power. Critical inquiry, v. 8, n. 4, p. 777-795, 1982. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1343197. Acesso em: 27 nov. 2020.

HARDT, M.; NEGRI, A. Commonwealth. Harvard University Press, 2009. 448 p.

HARDT, M.; NEGRI, A. Empire. Harvard University Press, 2000. 478 p.

HIGGINS, M.; WALLACE, M. F.; BAZZUL, J. Staying with the Trouble in Science Education: Towards Thinking with Nature – A Manifesto. In: TAYLOR, C. A.; KAYLEY, A. (Org.). Posthumanism and Higher Education. Palgrave Macmillan, 2019. p. 155-164.

JASANOFF, S. Taking life: Private rights in public nature. In: RAJAN, K. S. (Org.). Lively capital: Biotechnologies, ethics, and governance in global markets. Duke University Press, 2012. p. 155-183.

LOWAN-TRUDEAU, G. Protest as pedagogy: Teaching, learning, and Indigenous environmental movements. New York: Peter Lang International Academic Publishers, 2019. 168 p.

LYOTARD, J. F. The postmodern condition: A report on knowledge. University of Minnesota Press, 1984. 110 p. v. 10.

MEANS, A. J.; FORD, D. R.; SLATER, G. B. Educational commons in theory and practice: Global pedagogy and politics. Palgrave Macmillan US, 2017. 274 p.

MERTONS, R. K. The normative structure of science. In: STORER, N. W. (Ed). The sociology of science. University of Chicago Press, 1973. cap 3. p. 223-278.

MOORE, J. W. Capitalism in the Web of Life: Ecology and the Accumulation of Capital. Verso Books, 2015. 336 p.

MORTON, T. Humankind: Solidarity with non-human people. Verso Books, 2017. 224 p.

MORTON, T. Hyperobjects: Philosophy and Ecology after the End of the World. University of Minnesota Press, 2013. 287 p.

PIERCE, C. Education in the age of biocapitalism: Optimizing educational life for a flat world. Palgrave Macmillan, 2012. 211 p.

RANCIÈRE, J. Dissensus: On politics and aesthetics. Bloomsbury Publishing, 2015. 241 p.

RAVEEDRAN, A. Invoking the political in socioscientific issues: A study of Indian students' discussions on commercial surrogacy. Science Education, 2020 [Online First].

ROGERS, K. Trump Pointedly Criticizes Fauci for His Testimony to Congress. The New York Times. Nova Iorque, 13 de maio de 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/05/13/us/politics/fauci-trump-coronavirus.html. Acesso em: 27 nov. 2020.

SPOONER, M. The deleterious personal and societal effects of the “audit culture” and a domesticated academy: Another way is possible. International Review of Qualitative Research, v. 8, n. 2, p. 212-228, ago. 2015.

STENGERS, I. Another science is possible: A manifesto for slow science. John Wiley & Sons, 2018. 220 p.

STOLER, AN. L. Race and the education of desire: Foucault’s history of sexuality and the colonial order of things. Duke University Press, 1995. 256 p.

TOLBERT, S; BAZZUL, J. Toward the sociopolitical in science education. Cultural Studies of Science Education, v. 12, n. 2, p. 321-330, jul. 2016.

TSING, A. L. The mushroom at the end of the world: On the possibility of life in capitalist ruins. Princeton University Press, 2015. 322 p.

TSING, A.; BAZZUL, J. A Feral Atlas for the Anthropocene: an interview with Anna L. Tsing. In: M. WALLACE, J.; BAZZUL, M.; HIGGINS, S.; TOLBERT (Eds.) Science Education for the Anthropocene. Palgrave MacMillan. (Forthcoming, 2021).

WALLACE, M. The paradox of un/making science people: practicing ethico-political hesitations in science education. Cultural Studies of Science Education, v. 13, n. 4, p. 1049-1060, mar. 2018.

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Bazzul , J. . (2020). A Educação em Ciências precisa de manifestos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1020–1040. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1020

Edição

Seção

Artigos