Uma proposta de sequência didática para trabalhar a natureza da ciência: a pesquisa brasileira sobre raios cósmicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e80406Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para trabalhar a Física de Partículas e a Natureza da Ciência. Para tal foi escolhida como estratégia pedagógica a História da Ciência e como episódio histórico as pesquisas brasileiras sobre Raios Cósmicos. A Natureza da Ciência aqui tratada provém da proposta de Martins (2015) para trabalhar com Temas e Questões, sendo elas adaptadas para tal episódio. Além disso, são discorridos aspectos de historiografia e demais indicações didático-pedagógicas relevantes para o trabalho. Junto desta proposta de ensino é indicado um material didático auxiliar, o qual consta com um texto sobre tal episódio histórico.
Referências
ALLCHIN, D. Evaluating knowledge of the nature of (Whole) Science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, mar. 2011.
ARTHURY, L. H. M. A natureza da ciência no ensino de física: entre recortes e sugestões. Revista do professor de Física, v. 4, n. 2, p. 1-17, ago. 2020.
BAGDONAS, A. Discutindo a Natureza da Ciência a partir de Episódios da História da Cosmologia. 2011. 258 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo.
BROCKINGTON, G.; SIQUEIRA, M.; PIETROCOLA, M. A realidade escondida. A Inserção de Conceitos de Física Quântica e Física de Partículas no Ensino Médio. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. 128 p.
CLOUGH, M. P. Learners’ responses to the demands of conceptual change: considerations foreffective nature of science instruction. Science & Education, v. 15, n. 5, p. 463-494, fev. 2006.
DRIVER, R. H. et al. Young people’s images of science. Buckingham: Open University Press, 1996.
FORATO, T.; MARTINS, R.; PIETROCOLA, M. A natureza da ciência na escola básica: enfrentando obstáculos na construção de narrativas históricas. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, Número Extra, VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. p. 3241-3245, jan. 2009.
FORATO, T.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, abr. 2011.
de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, abr. 2011.
FORATO, T.; BAGDONAS, A.; TESTONI, L. Episódios históricos e natureza das ciências na formação de professores. Enseñanza de las ciências, n. Extra, p. 3511-3516, set. 2017.
LONDERO, L.; MOSINAHTI, G. L. As Pesquisas sobre o Ensino de Física de Partículas: um estudo baseado em Teses e Dissertações. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Atas [...] São Paulo: SBF, 2015. p. 1-8.
MARTINS, A. F. P. Natureza da ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, dez. 2015.
MATTHEWS, M. R. Changing the focus: From nature of science (NOS) to features of science (FOS). Advances in natures of science research. Springer, Dordrecht, p. 3-26, set. 2012.
MILNITSKY, R. Epistemologia e Currículo: reflexões sobre a Ciência Contemporânea em busca de um outro olhar para a Física de Partículas Elementares. 2018. 247 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Faculdade de Educação, USP, São Paulo.
OLIVEIRA, R. A. Natureza da Ciência por meio de narrativas históricas: os debates sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX. 2019. 232 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, UFRN, Natal.
OSTERMANN, F.; MOREIRA. M. A. Atualização do currículo de Física na escola de nível médio: um estudo dessa problemática na perspectiva de uma experiência em sala de aula e da formação inicial de professores. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.18, n. 2, p. 135-151, ago. 2001.
ROUXINOL, E.; PIETROCOLA, M. Lattes e o méson pi: uma abordagem histórica no ensino de física de partículas para o ensino médio. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 10, 2005, Belo Horizonte. Atas [...] Rio de Janeiro: SBHC, 2005.
SANTOS, A. G.; FERNANDES, S. S. Física de Partículas no Ensino Médio: propostas didáticas com abordagens diversas. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA SOBRE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA, XI, 2013, Guayaquil. Atas [...] Guayaquil, 2013.
SARAN, M. C. B. Astrofísica de Partículas na sala de aula: uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. UFSCar, São Carlos.
SIQUEIRA, M. R. da P. Do visível ao indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio. 2006. 254 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Faculdade de Educação. USP, São Paulo.
VITAL, A.; GUERRA, A. A natureza da ciência no ensino de Física: estratégias didáticas elaboradas por professores egressos do mestrado profissional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 225-257, ago. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >