Uma proposta de sequência didática para trabalhar a natureza da ciência: a pesquisa brasileira sobre raios cósmicos

Autores

  • Sarah Helem Tschá Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alex Bellucco do Carmo Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-1478-7735

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e80406

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para trabalhar a Física de Partículas e a Natureza da Ciência. Para tal foi escolhida como estratégia pedagógica a História da Ciência e como episódio histórico as pesquisas brasileiras sobre Raios Cósmicos. A Natureza da Ciência aqui tratada provém da proposta de Martins (2015) para trabalhar com Temas e Questões, sendo elas adaptadas para tal episódio. Além disso, são discorridos aspectos de historiografia e demais indicações didático-pedagógicas relevantes para o trabalho. Junto desta proposta de ensino é indicado um material didático auxiliar, o qual consta com um texto sobre tal episódio histórico.

Biografia do Autor

Sarah Helem Tschá, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2019. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da UDESC, na qual é bolsista pela FAPESC. É pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física e Tecnologia (GEPEFT).

Alex Bellucco do Carmo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). É professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),  orientador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da UDESC e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física e Tecnologia (GEPEFT). Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, linguagens, argumentação e ensino por investigação.

Referências

ALLCHIN, D. Evaluating knowledge of the nature of (Whole) Science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, mar. 2011.

ARTHURY, L. H. M. A natureza da ciência no ensino de física: entre recortes e sugestões. Revista do professor de Física, v. 4, n. 2, p. 1-17, ago. 2020.

BAGDONAS, A. Discutindo a Natureza da Ciência a partir de Episódios da História da Cosmologia. 2011. 258 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo.

BROCKINGTON, G.; SIQUEIRA, M.; PIETROCOLA, M. A realidade escondida. A Inserção de Conceitos de Física Quântica e Física de Partículas no Ensino Médio. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. 128 p.

CLOUGH, M. P. Learners’ responses to the demands of conceptual change: considerations foreffective nature of science instruction. Science & Education, v. 15, n. 5, p. 463-494, fev. 2006.

DRIVER, R. H. et al. Young people’s images of science. Buckingham: Open University Press, 1996.

FORATO, T.; MARTINS, R.; PIETROCOLA, M. A natureza da ciência na escola básica: enfrentando obstáculos na construção de narrativas históricas. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, Número Extra, VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. p. 3241-3245, jan. 2009.

FORATO, T.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, abr. 2011.

de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, abr. 2011.

FORATO, T.; BAGDONAS, A.; TESTONI, L. Episódios históricos e natureza das ciências na formação de professores. Enseñanza de las ciências, n. Extra, p. 3511-3516, set. 2017.

LONDERO, L.; MOSINAHTI, G. L. As Pesquisas sobre o Ensino de Física de Partículas: um estudo baseado em Teses e Dissertações. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Atas [...] São Paulo: SBF, 2015. p. 1-8.

MARTINS, A. F. P. Natureza da ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, dez. 2015.

MATTHEWS, M. R. Changing the focus: From nature of science (NOS) to features of science (FOS). Advances in natures of science research. Springer, Dordrecht, p. 3-26, set. 2012.

MILNITSKY, R. Epistemologia e Currículo: reflexões sobre a Ciência Contemporânea em busca de um outro olhar para a Física de Partículas Elementares. 2018. 247 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Faculdade de Educação, USP, São Paulo.

OLIVEIRA, R. A. Natureza da Ciência por meio de narrativas históricas: os debates sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX. 2019. 232 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, UFRN, Natal.

OSTERMANN, F.; MOREIRA. M. A. Atualização do currículo de Física na escola de nível médio: um estudo dessa problemática na perspectiva de uma experiência em sala de aula e da formação inicial de professores. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.18, n. 2, p. 135-151, ago. 2001.

ROUXINOL, E.; PIETROCOLA, M. Lattes e o méson pi: uma abordagem histórica no ensino de física de partículas para o ensino médio. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 10, 2005, Belo Horizonte. Atas [...] Rio de Janeiro: SBHC, 2005.

SANTOS, A. G.; FERNANDES, S. S. Física de Partículas no Ensino Médio: propostas didáticas com abordagens diversas. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA SOBRE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA, XI, 2013, Guayaquil. Atas [...] Guayaquil, 2013.

SARAN, M. C. B. Astrofísica de Partículas na sala de aula: uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. UFSCar, São Carlos.

SIQUEIRA, M. R. da P. Do visível ao indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio. 2006. 254 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Faculdade de Educação. USP, São Paulo.

VITAL, A.; GUERRA, A. A natureza da ciência no ensino de Física: estratégias didáticas elaboradas por professores egressos do mestrado profissional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 225-257, ago. 2014.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Tschá, S. H., & Carmo, A. B. do . (2022). Uma proposta de sequência didática para trabalhar a natureza da ciência: a pesquisa brasileira sobre raios cósmicos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 151–173. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e80406

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educativos