Conduzindo: aplicativo sobre semicondutores para abordagem interdisciplinar da relação entre ciência e tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e81898

Resumo

As ciências da natureza estabelecem uma relação direta com o desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, com o sistema produtivo. No processo educativo, o ensino das ciências naturais deve, portanto, contribuir para a compreensão dos fundamentos científicos que permeiam a tecnologia e o trabalho, o que se dá a partir de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada dessas ciências. Nessa perspectiva, o objetivo do presente trabalho é fundamentar e descrever a elaboração de um aplicativo para dispositivos móveis destinado ao estudo dos semicondutores, além de abordar possibilidades pedagógicas para sua aplicação. A escolha dos semicondutores e do aplicativo na forma de jogo visou conectar, em forma e conteúdo, as ciências da natureza entre si e com a tecnologia, conferindo aos estudantes, pelo entendimento, a possibilidade de intervenção na realidade vivenciada.

Biografia do Autor

Franciane Simões Martins Segala, Estudante do Instituto Federal de São Paulo, Campus Sertãozinho

Estudante do Instituto Federal de São Paulo, Campus Sertãozinho.

Riama Coelho Gouveia, Instituto Federal de São Paulo, Campus Sertãozinho

Doutora em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Mestre em Ensino de Ciências Exatas, Física, pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Possui graduação em Física (Licenciatura) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (2005). Desde 2008, é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho. Tem experiência na área de Física e Ensino de Física.

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Publicado

2022-04-07

Como Citar

Simões Martins Segala, F., & Coelho Gouveia, R. (2022). Conduzindo: aplicativo sobre semicondutores para abordagem interdisciplinar da relação entre ciência e tecnologia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 133–150. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e81898

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educativos