Análise de uma experiência envolvendo a Codocência no contexto do Programa de Residência Pedagógica, seus impactos na formação docente e no desenvolvimento do ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e82809Resumo
O presente trabalho apresenta a análise de uma experiência de codocência no ensino de física realizada numa escola de nível médio localizada na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Essa experiência visa a promover diálogos entre os atores envolvidos na formação e, desta forma, o desenvolvimento profissional dos professores e o engajamento dos alunos. As atividades se desenvolveram no contexto do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Física do Cefet-RJ campus Petrópolis e envolveu licenciandos, professores da escola da educação básica parceira e professores universitários. Foi dada ênfase a uma situação de aprendizagem na qual a relação entre os professores que co-ensinavam e seus estudantes estava mediada pela manipulação de um modelo experimental. Os resultados apontam para o potencial da codocência em promover mudanças nos processos de ensino, através das relações de confiança e respeito estabelecidas entre os sujeitos, ao mesmo tempo que revelam aspectos do uso de experimentos como mediadores na relação professor-aluno, produzindo efeitos de motivação, participação e engajamento com a atividade.
Referências
ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, junho, 2003.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Educação CTS: Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e Referencias ligados ao movimento CTS. Les relaciones CTS en la Educación Científica. 2006
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.
BRASIL. Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria do estado do Rio de Janeiro, 2012.
CORREA, M; SILVA, G. S. F.; MARTINS, I. Codocência e estágio supervisionado: um processo horizontal de formação de professores de ciências. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, Número Extraordinário, 2018.
FERNANDES, J. P. A abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) e o Currículo Mínimo de Física do Estado do Rio de Janeiro: Alguns apontamentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X, 2015, Campinas. Atas...
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P . Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALLO-FOX, J.; SCANTLEBURY, K. Coteaching as professional development for cooperating teachers. Teaching and Teacher Education, v. 60, p. 191-202, 2016.
GEHLEN, S. T.; MALDANER, O. A.; DELIZOICOV, D. Momentos Pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências. Ciência & Educação, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2012.
MARTINS, I. Dados como diálogo – construindo dados a partir de registros de observação de interações discursivas em salas de aula de ciências. In: SANTOS, F. M.; GRECA, I. M. (Orgs.) A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
ROTH, W-M.; TOBIN, K.; CARAMBO, C.; DALLAND, C. Coteaching: Creating Resources for Learning and learning to Teach Chemistry in Urban High Schools. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 9, p. 882-904, 2004.
ROTH, W-M.; TOBIN, K.; CARAMBO, C.; DALLAND, C. Coordination in Coteaching: Producing Alignment in Real Time. Disponível em Wiley InterScience: .
TOBIN, K.; ROTH, W-M; ZIMMERMANN, A. Learning to Teach Science in Urban Schools. Journal of Research in Science Teaching, v. 38, n. 8, 2001, p. 941-964.
TOBIN, K.; ROTH, W-M. Implementing Coteaching and Cogenerative Dialoguing in Urban Science Education. School Science and Mathematics, v. 105, n. 6, 2005.
ZEICHNER, K. S. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, n. 29, v. 103, p. 535-554, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >