Análise de uma experiência envolvendo a Codocência no contexto do Programa de Residência Pedagógica, seus impactos na formação docente e no desenvolvimento do ensino

Autores

  • Marcos Corrêa da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus Petrópolis
  • João Paulo Fernandes Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus Petrópolis
  • Isabel Gomes Rodrigues Martins NUTES/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e82809

Resumo

O presente trabalho apresenta a análise de uma experiência de codocência no ensino de física realizada numa escola de nível médio localizada na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Essa experiência visa a promover diálogos entre os atores envolvidos na formação e, desta forma, o desenvolvimento profissional dos professores e o engajamento dos alunos. As atividades se desenvolveram no contexto do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Física do Cefet-RJ campus Petrópolis e envolveu licenciandos, professores da escola da educação básica parceira e professores universitários. Foi dada ênfase a uma situação de aprendizagem na qual a relação entre os professores que co-ensinavam e seus estudantes estava mediada pela manipulação de um modelo experimental. Os resultados apontam para o potencial da codocência em promover mudanças nos processos de ensino, através das relações de confiança e respeito estabelecidas entre os sujeitos, ao mesmo tempo que revelam aspectos do uso de experimentos como mediadores na relação professor-aluno, produzindo efeitos de motivação, participação e engajamento com a atividade.

Biografia do Autor

Marcos Corrêa da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus Petrópolis

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Desde agosto de 2016, é doutorando em Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES da UFRJ. Trabalha como professor de Física desde 1993, tendo passado por diversas escolas particulares e públicas. Atualmente, é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do CEFET/RJ, Campus Petrópolis, no Curso de Licenciatura em Física. 

João Paulo Fernandes, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus Petrópolis

Graduado no curso de licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ, Doutor em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ), Docente na Graduação Licenciatura em Física no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Campus Petrópolis. 

Isabel Gomes Rodrigues Martins , NUTES/UFRJ

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute of Education, University of London, (1993-1997), professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do NUTES (Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde) da UFRJ entre 2003 e 2008 e editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2005-2010), membro do Comitê Assessor da área de Educação do CNPq (2009 -2013) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2009-2013). Atualmente, é Professora Titular do Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ e diretora do NUTES/UFRJ. Atua no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde da UFRJ.

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Publicado

2022-04-07

Como Citar

Corrêa da Silva, M., Fernandes, J. P., & Gomes Rodrigues Martins , I. (2022). Análise de uma experiência envolvendo a Codocência no contexto do Programa de Residência Pedagógica, seus impactos na formação docente e no desenvolvimento do ensino. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 238–258. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e82809

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física