A Transposição Didática do Fenômeno da Radioatividade em Manuais Escolares de Física

Autores

  • Alvaro Cesar da Silva Junior Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, Bauru
  • Leandro Londero da Silva Universidade Estadual Paulista, Bauru

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84484

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa que buscou exercer a vigilância epistemológica em manuais escolares de Física pertencentes ao PNLD de 2018-2020, no que diz respeito à Radioatividade, avaliando a presença de possíveis imagens deformadas do trabalho científico. Para tal, utilizamos a Teoria da Transposição Didática de Yves Chevallard, de maneira a confrontar o saber a ensinar para com o saber sábio, a fim de compreender as semelhanças e diferenças entre os saberes do ponto de vista histórico. Tivemos como foco principal os processos de descontextualização e despersonalização do saber, os quais ocorrem parcialmente nos manuais analisados, que optam majoritariamente por uma abordagem voltada às aplicações tecnológicas, em detrimento de conteúdos voltados para a história da ciência. Concluímos que algumas imagens deformadas do trabalho científico são encontradas nas obras, entre as quais as visões: “empírico indutivista e ateórica”, “rígida”, “aproblemática e ahistórica”, “acumulativa de crescimento linear” e “individualista e elitista”. Apontamos para a necessidade de atenção por parte dos professores, em meio ao processo de transposição interna, com vistas a olhar para discussões voltadas para a natureza e história da ciência.

Biografia do Autor

Alvaro Cesar da Silva Junior, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, Bauru

Licenciado em Física, mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, Bauru.

Leandro Londero da Silva, Universidade Estadual Paulista, Bauru

É graduado em Física, Doutor em Educação pela UNICAMP/SP, Prof. da Universidade Estadual Paulista, Bauru;  Líder da Equipe de Educação em Física "Susana Lehrer de Souza Barros". Orienta no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências, da UNESP/Bauru e de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, em São José do Rio Preto.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2400-1847

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Publicado

2022-04-07

Como Citar

da Silva Junior, A. C., & Londero da Silva, L. (2022). A Transposição Didática do Fenômeno da Radioatividade em Manuais Escolares de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 259–287. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84484

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física