A concepção interdisciplinar nos currículos de formação docente em Física de universidades federais brasileiras: a ideia da interdisciplinaridade como refratada nas políticas educacionais

Autores

  • Lucas Massensini de Azevedo Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, UNICAMP
  • Maria Antônia Ramos de Azevedo Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87090

Palavras-chave:

Currículo Interdisciplinar, REUNI, Formação Docente em Física, Licenciatura, Ensino Superior

Resumo

A presente pesquisa focaliza o processo de reestruturação dos cursos de licenciatura plena em Física de cinco universidades públicas brasileiras inseridas no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), buscando elucidar aspectos relacionados à formação docente e, também, compreender como a noção de interdisciplinaridade presente nas diretrizes gerais do programa se modifica nos currículos ao longo dos anos. Os cinco cursos identificados foram selecionados por meio de um levantamento documental e, com isso, coletamos os projetos político-pedagógicos (PPP) disponibilizados nas plataformas digitais de cada instituição. A partir da análise desses documentos, estruturamos um estudo assentado na concepção de refração da política educacional – como definido por Rudd e Goodson (2016). Com a articulação das narrativas sistêmicas, identificamos cinco eixos temáticos relacionados à interdisciplinaridade: (1) a formação globalizante; (2) o trabalho pedagógico organizado em áreas de conhecimento e núcleos específicos; (3) o fortalecimento da comunicação entre os docentes, departamentos e comunidades científicas; (4) a integração dos pilares acadêmicos; e (5) o conservadorismo institucional. Como conclusões do estudo destacamos que houve um avanço significativo na ressignificação do conceito e formas de implementação de uma formação de cunho interdisciplinar, mas que precisam estar acompanhadas de mudanças paradigmáticas na prática docente onde as inovações curriculares tracem nos PPP intervenções pedagógicas igualmente inovadoras para assim avançar propostas potentes e emancipatórias.

Biografia do Autor

Lucas Massensini de Azevedo, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, UNICAMP

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM - UNICAMP) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Tem experiência na área da Educação, com ênfase no Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física; Currículo e Interdisciplinaridade; Instrumentos Didáticos de Baixo Custo; Lúdico no Ensino de Ciências; Jogos de Tabuleiros e Cartas para o Ensino e Formação de professores. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Reitoria (PIBIC RT).

Maria Antônia Ramos de Azevedo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); Especialização em Psicopedagogia (1994); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997); Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009); Pós Doutorado (2011) em Pedagogia Universitária na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e MBA em Gestão, Inovação e Negócios em Instituições de Ensino IPOG (2020). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Pedagogia Universitária; Formação de Professores; Processos de Gestão Escolar e Universitária, Inovação curricular e pedagógica e Interdisciplinaridade. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (GEPPU/UNESP) certificado no CNPq. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus de Rio Claro, na Linha de Pesquisa “Linguagem - Experiência - Memória – Formação”.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Massensini de Azevedo, L., & Ramos de Azevedo, M. A. (2023). A concepção interdisciplinar nos currículos de formação docente em Física de universidades federais brasileiras: a ideia da interdisciplinaridade como refratada nas políticas educacionais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(1), 188–220. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87090

Edição

Seção

Currículo de Ciências/Física