Feiras de Ciências no Brasil: panorama, resultados e recomendações

Autores

  • Camila Brito Collares da Silva Doutoranda em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Angela Veit Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ives Solano Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87176

Palavras-chave:

Feira de Ciências, Revisão da Literatura, Ensino e Aprendizagem de Ciências

Resumo

Os objetivos da presente revisão da literatura são traçar um panorama das pesquisas sobre Feiras de Ciências sediadas no Brasil constantes no Portal de Periódicos CAPES/MEC na área de Educação e Ensino, identificar as principais justificativas apresentadas para realização de Feiras Científicas e apontar os principais resultados e recomendações oriundas das publicações nesses periódicos. A busca resultou em 168 artigos que, após aplicação de critérios de exclusão, reduziu-se a um total de 38 artigos, classificados em três categorias de análise: pesquisas empíricas e teóricas (n=19), revisão da literatura (n=2) e relatos de experiência (n=17). Como principais recomendações destacamos que é preciso i) atenção às concepções epistemológicas fomentadas nas Feiras de Ciências, ii) melhorias nas orientações pedagógicas e metodológicas para o desenvolvimento dos projetos e iii) inovações na metodologia de avaliação dos projetos, para além da avaliação dos trabalhos apresentados no dia da exposição, assim como melhorias na avaliação das Feiras. Destacamos, ainda, a potencialidade das Feiras na formação de professores e na formação de uma consciência cidadã crítica.

Biografia do Autor

Camila Brito Collares da Silva, Doutoranda em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Camila Collares possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pampa (2015), Mestrado em Ensino de Ciências com ênfase em novas tecnologias e modelagem científica para o Ensino Médio pela mesma universidade (2018). Está cursando Doutorado em Ensino de Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com bolsa do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES. Sua pesquisa de doutorado busca investigar as potencialidades das Feiras de Ciências para o desenvolvimento de um ensino de ciências, na Educação Básica, que explore a epistemologia científica. Já atuou como professora substituta na Universidade Federal do Pampa, campus Bagé (2016-2018).

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Eliane Angela Veit tem graduação em Licenciatura em Física (1975), Mestrado em Física (1979) e Doutorado em Ciências (1981) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. Realizou estágio pós-doutoral em TRIUMF, Canadá (1981-1983). Professora do Depto de Física, UFRGS, desde 1979, é atualmente professora titular. A partir do ano de 2000, voltou-se à área de Ensino de Física, tendo participado da criação do Programa de Pós-Graduação do Ensino de Física da UFRGS (2002) e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (2013), promovido pela Sociedade Brasileira de Física/CAPES. É editora adjunta da revista Investigações em Ensino de Ciências e líder do grupo de Pesquisa em Ensino de Física da UFRGS, registrado no Diretório de Grupos de pesquisa. Atua como professora na graduação e pós-graduação, sendo orientadora de teses de doutorado e dissertações de mestrado. Sua pesquisa em ensino tem ênfase em modelagem e tecnologias digitais aplicadas ao ensino de Física.

Ives Solano Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Professor Ives Araujo possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física (FURG - 2000), Mestrado em Física na área de concentração Ensino de Física (UFRGS, 2002) e Doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS, 2005). Realizou um estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010) participando do grupo de pesquisa em Ensino de Física do Prof. Eric Mazur, com quem mantém colaboração desde então. Atualmente, é Professor Associado III do Departamento de Física, UFRGS, e Editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), atuando também como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico e profissional). Tem experiência na área de Ensino de Física com produções vinculadas aos seguintes temas: Física Geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, métodos interativos de ensino, teorias de aprendizagem, epistemologia da Física e ensino de Ciências. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq Nível 2 (Educação). É atualmente Vice-Diretor do Instituto de Física da UFRGS (2021-2024). 

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

Brito Collares da Silva, C., Angela Veit, E., & Solano Araujo, I. (2023). Feiras de Ciências no Brasil: panorama, resultados e recomendações. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(2), 231–261. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87176

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física