O Ensino de Física e os Princípios da Educação do Campo: uma análise de trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (1997-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87359

Palavras-chave:

Ensino de Física, Educação do Campo, População Rural, Educação Rural, Revisão de Literatura

Resumo

Os princípios pedagógicos da Educação do Campo, construídos pelo Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, podem nortear as ações educativas, tanto em relação às finalidades quanto à dimensão didática, para o Ensino de Física voltado para a população do campo. O objetivo deste trabalho é discutir à luz desses princípios sobre a produção acadêmica na área de Ensino de Física publicada nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), realizados entre 1997 e 2019. Para isso, foi feita uma revisão de literatura, que seguiu as etapas de seleção, leitura, codificação e categorização de trabalhos. Os resultados da análise mostraram que, dentre as características da produção, há mais trabalhos voltados para a Educação Básica; na Região Sul; e sem vinculação explícita com o paradigma da Educação do Campo. Há ainda uma pequena produção científica que trata do diálogo entre o Ensino de Física e a Educação do Campo. Quanto aos princípios, observa-se que alguns deles permeiam de forma indireta e não premeditada os trabalhos publicados, com destaque para o quarto princípio, que trata da contextualização do ensino à realidade dos educandos.

Biografia do Autor

Mateus Leal da Silva, Universidade Federal do Piauí

Licenciado em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Piauí.

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui licenciatura em Física pela UFU. É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, atua no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), área Ciências da Natureza, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos, PI). Foi Coordenador da LEdoC no biênio 2019-2021. É líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores de Ciências e membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ensino de Ciências. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEsPEC). Tem experiência na área de Formação de Professores com enfoque em Ensino de Ciências, Ensino de Física e Educação do Campo.

Referências

ABRAPEC. Estatuto da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, de 05 de julho de 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: http://abrapec.com/wp-content/uploads/2022/09/estatuto.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

AGUIAR, R. R.; HOSOUME, Y. Tópicos de astronomia, astrofísica e cosmologia na 1ª série do ensino médio como parte integrante de um projeto curricular diferenciado de física. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 25, p. 51-70, 2018. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/333. Acesso em: 10 mar. 2023.

ALENCAR, M. F. S. Princípios Pedagógicos da Educação do Campo: caminho para o fortalecimento da escola do campo. Ciência & Trópico, Recife, v. 39, n. 2, p. 41-72, 2015.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. A “revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. Cap. 1, p. 41-59.

BARBOSA, R. G. O Ensino da Física na Educação do Campo: descolonizadora, instrumentalizadora e participativa. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 3, n. 1 p. 177-203, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p177. Acesso em: 10 mar. 2023.

BATTAZZA, H.; LONDERO, L.; ALMEIDA, M. J. P. Um panorama da pesquisa em ensino de física no Brasil. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9, 2013, Girona, Espanha. Anais [...] Girona, Espanha: Universitat Autonoma de Barcelona, Universitat de Valencia, Universitat de Girona, 2013. p. 344-348. Disponível em:

https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2013nExtra/edlc_a2013nExtrap344.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

BIZERRA, L. F. F. Práticas Pedagógicas: aproximações dos princípios da Educação do Campo na Escola Vovó Vina, em Santa Rita-PB. 2020. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. Referências para uma política nacional de educação do campo. Ministério da Educação grupo permanente de trabalho de educação do campo. Caderno de subsídios. Brasília, DF: MEC, 2004.

BRASIL. Resolução nº 02, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, DF: MEC, 2008.

BRICK, E. M. et al. Educação do campo nas pesquisas em ensino de ciências: um olhar para o ENPEC, SNEF e EPEF. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 16, 2016, Natal, RN. Anais [...] Natal, RN: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2016. p. 1-8. Disponível em:

https://sec.sbfisica.org.br/eventos/enf/2016/sys/resumos/T1086-1.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Cap. 5, p. 147-160.

CALDART, R. S. Educação do campo. In: CALDART, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 257-265.

CARVALHO, A. M. P. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

DELICOICOV, D.; ANGOTTI, A. J.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DIAS, F. F.; LEONEL, A. A. Escolas do campo: um olhar sobre a legislação e práticas implementadas no ensino de física. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 20, n. e2874, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172018200113. Acesso em: 10 mar. 2023.

FORTUNATO, I.; LAFRANCO, A. C. P. M. Educação do Campo e o ensino de Física: um mapeamento de teses e dissertações. Periferia, Duque de Caxias, v. 13, n. 1, p. 243-258, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55955. Acesso em: 10 mar. 2023.

FRIGOTTO, G. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios do conteúdo, método e forma. In: MUNARIM, A. et al. (Orgs.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010. Cap. 1, p. 19-46.

HAYASHI, M. C. P. I.; GUIMARÃES, V. A. L. A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores. Em Questão, Natal, v. 22, n. 3, p.161-183, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.19132/1808-5245223.161-183. Acesso em: 10 mar. 2023.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População nos Censos Demográficos, segundo as Grandes Regiões, as Unidades da Federação e a situação do domicílio - 1960/2010. Sinopse do Censo Demográfico 2010. Brasília, DF: IBGE, 2010.

KOLLING, E. J.; NERY, I.; MOLINA, M. C. Por uma educação básica do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 1999.

MOREIRA, M. A. Ensino de Física no Brasil: Retrospectiva e Perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 94-99, 2000. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v22a13.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

MUNARIM, A. Educação do campo: desafios teóricos e práticos. In: MUNARIM, A. et al. (Orgs.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010. Prefácio, p. 9-18.

NARDI, R.; CASTIBLANCO, O. Didática da física. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

OLIVEIRA, L. L. N. A.; MONTENEGRO, J. L. A. Panorama da educação do campo. In: MUNARIM, A. et al. (Orgs.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010. Cap. 2, p. 47-80.

OLIVEIRA, M. J. S.; SILVA, A. L. S. Os princípios pedagógicos da Educação do Campo e o ensino de Física: uma revisão sistemática de literatura em teses e dissertações. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 217-234, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29238. Acesso em: 20 dez. 2022.

PAZ, F. S.; USTRA, S. R. V. Educação do Campo: abordagens e tendências no ensino de ciências. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 7, n. 3, p. 550-562, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-15. Acesso em: 10 mar. 2023.

PIETROCOLA, M. A matemática como linguagem estruturante do pensamento físico. In: CARVALHO, A. M. P. (Coord.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. São Paulo: Cengage Learning, 2010. Cap. 4, p. 79-106.

RIBEIRO, M. Movimento camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

ROBERTO JUNIOR, A. J.; REIS, T. H.; GERMINARO, D. R. Disciplinas e professores de astronomia nos cursos de licenciatura em física das universidades brasileiras. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 18, p. 89-101, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.37156/RELEA/2014.18.089. Acesso em: 10 mar. 2023.

SANTOS, C. A. et al. (Orgs.). Dossiê Educação do Campo: documentos 1998-2018. Fórum Nacional da Educação do Campo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020.

SCHNEIDER, T. M.; MUENCHEN, C. A abordagem temática nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física: buscando aproximações com a Educação do Campo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 22, 2017, São Carlos, SP. Atas [...] São Carlos, SP: Sociedade Brasileira de Física, Universidade de São Paulo, 2017. p. 1-8. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0485-1.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

SILVA, J. B.; SALES, G. L.; ALVES, F. R. V. Didática da Física: uma análise de seus elementos de natureza epistemológica, cognitiva e metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 20-41, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p20. Acesso em: 10 mar. 2023.

SILVA, A. L. S.; LOPES, S. G.; PINHEIRO, T. G. Licenciaturas em Educação do Campo/Ciências da Natureza: uma formação para além da área de conhecimento? In: SILVA, S. P. S.; MEDEIROS, J. L. (Orgs.). Perspectivas Transdisciplinares em Educação. João Pessoa: Ideia, 2019. Parte 1, Cap. 3, p. 38-44.

SILVA, A. L. S.; ROCHA, L. F. A Educação do Campo nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (1999-2019). Travessias, Cascavel, v. 14, n. 2, p. 326-338, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.48075/rt.v14i2.23491. Acesso em: 10 mar. 2023.

SILVA, M. J. F.; SOUSA, E. C.; SILVA, A. L. S. Necessidades formativas docentes para o ensino de física no contexto da educação do campo: uma análise a partir de trabalhos publicados em eventos científicos. Revista Exitus, v. 12, n. 1, p. e022047, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1963. Acesso em: 10 mar. 2023.

SLOVINSCKI, L.; ALVES-BRITO, A.; MASSONI, N. T. A astronomia em currículos da formação inicial de professores de física: uma análise diagnóstica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, e20210173, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0173. Acesso em: 10 mar. 2023.

SOUZA, M. A. A pesquisa em educação e movimentos sociais do campo. Reunião Anual da ANPEd, 31, 2008, Caxambu, Minas Gerais. Anais [...] Caxambu, Minas Gerais: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2008. p. 1-17. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT03-4765--Int.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Leal da Silva, M., & Leite dos Santos Silva, A. (2023). O Ensino de Física e os Princípios da Educação do Campo: uma análise de trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (1997-2021). Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(1), 84–104. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87359

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física