Simulações Virtuais de Eletromagnetismo no Ensino de Ciências para Favorecer o Processo de Alfabetização Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e91247

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino por Investigação, Ensino Fundamental, Energia e Eletromagnetismo

Resumo

As modificações didáticas no processo de ensino e aprendizagem de Ciências estão atreladas diretamente ao contexto histórico e ao avanço da Ciência e Tecnologia. O presente trabalho trata das contribuições dos simuladores virtuais e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o processo de ensino e aprendizagem de Física com o tema “Energia e Eletromagnetismo” no Ensino Fundamental. O objetivo deste artigo é verificar e relatar como as atividades com abordagem investigativa, utilizando as simulações online do projeto PhET podem favorecer o processo de Alfabetização Científica em estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com 27 estudantes de 13 a 14 anos de uma escola privada no interior do estado de São Paulo. Para analisar o processo de Alfabetização Científica, durante a aplicação da sequência didática, foram adotados os indicadores apresentados por Sasseron. Os resultados obtidos evidenciaram a presença dos indicadores organização e classificação de informações, raciocínio lógico e proporcional, levantamento e teste de hipóteses, justificativa, previsão e explicação. A presença dos indicadores aponta que as atividades investigativas, utilizando simuladores virtuais, favorecem o processo de Alfabetização Científica dos estudantes, pois beneficiaram a aprendizagem dos procedimentos científicos para aprofundamento conceitual do tema eletromagnetismo por meio da pesquisa e da experimentação.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

dos Reis Pereira, Émerson, & Moreira dos Santos, C. A. (2023). Simulações Virtuais de Eletromagnetismo no Ensino de Ciências para Favorecer o Processo de Alfabetização Científica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(3), 520–552. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e91247

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física