Revisão da literatura sobre formação continuada de professores de física

Autores

  • Victtor Takeshi Barreiros Yano Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará
  • José Moysés Alves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e91337

Palavras-chave:

Formação Continuada, Professores de Física, Aprendizagem de Professores, Revisão da Literatura

Resumo

Pretendemos, no presente estudo, traçar um panorama dos resultados de pesquisas brasileiras recentes sobre a formação continuada dos professores de física e apontar aspectos de interesse para futuras pesquisas na área. Utilizando os descritores formação continuada de professores de física e aprendizagem de professores de física, fizemos um levantamento em teses, dissertações e artigos científicos e selecionamos 46 pesquisas, produzidas no período de 2010 a 2019. Agrupamos as pesquisas segundo suas características. Primeiro, as análises de formações continuadas que discutem com professores conteúdos de física e/ou uma forma de ensiná-lo (47,83% dos trabalhos). Segundo, as análises de formações continuadas em cursos de mestrado (15,22% dos trabalhos). Terceiro, os diagnósticos que apontam necessidades e/ou contribuições para as formações continuadas de professores de física (36,95% dos trabalhos). Em geral, as pesquisas são feitas com referenciais teórico-metodologicos diversificados e, em muitos casos, a formação continuada de professores de física alcança a eficácia desejada. Mas muito ainda precisa ser feito nessa direção, tanto no campo da prática quanto da investigação.

Biografia do Autor

Victtor Takeshi Barreiros Yano, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2017). Graduado em Licenciatura em Ciências Naturais - Habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2013). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2011-2013). Atuou no Projeto de Extensão no Museu Paraense Emílio Goeldi elaborado pelo Instituto Tim: Museu na Comunidade (2013-2014); no Projeto de Extensão Cursinho Alternativo: Ações Interdisciplinares para Inclusão do Aluno Oriundo de Escola Pública; em cargo público temporário como Técnico de Física no Centro de Ciências e Planetário do Pará (2014-2019). Possui experiência nas áreas/conteúdos de Introdução à Física, Temas de Física I, II e III, Física Experimental, Laboratório de Física, Introdução a Pesquisa em Ensino de Física, Calor e Termodinâmica, Teoria e Prática de Ensino de Física, Mecânica Clássica I e II, Metodologia Científica, Psicologia da Aprendizagem, Didática geral, Introdução a Astronomia e Estágio Supervisionado. Atualmente atua como professor de nível médio e superior em rede particular de ensino

José Moysés Alves, Universidade Federal do Pará

Bacharelado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) na Universidade Federal de São Carlos (1987) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) na Universidade de São Paulo (1993). Atualmente, é Professor Titular na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em processos de aprendizagem e desenvolvimento humano e na área de Educação em Ciências, especialmente nas análises da construção de conhecimentos em sala de aula e de aspectos subjetivos relacionados a ensinar e aprender.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Yano, V. T. B. ., & Moysés Alves, J. (2023). Revisão da literatura sobre formação continuada de professores de física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(1), 105–133. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e91337

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física