Pesquisa em Ensino de Física ou Ensino de Ciências: lutas concorrenciais por uma autonomia científica

Autores

  • Matheus Monteiro Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e93701

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino de Ciências, Campo Científico

Resumo

Neste Editorial são apresentadas algumas reflexões sobre o processo de institucionalização e busca pela autonomia da área de pesquisa em Ensino de Física do Brasil. Sob uma perspectiva sociológica e com base empírica se discute o atual cenário das lutas concorrenciais internas e externas, indicando caminhos futuros a serem percorridos para construção de uma identidade e fortalecimento da autonomia da área.

Biografia do Autor

Matheus Monteiro Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014), mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Atualmente, é Professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre as sociologias da educação, do conhecimento e da ciência com a área da Educação em Ciências.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Monteiro Nascimento, M. . (2023). Pesquisa em Ensino de Física ou Ensino de Ciências: lutas concorrenciais por uma autonomia científica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(1), 1–7. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e93701