A História da Ciência luso-brasileira e suas contribuições para o Ensino de Química: Vicente Telles e a divulgação da nomenclatura química no século XVIII

Autores

  • Evandro Rozentalski Universidade Federal de Itajubá, MG
  • Leticia Alkimin Muniz Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e94755

Palavras-chave:

História da Ciência Luso-Brasileira, Vicente Telles, Nomenclatura Química

Resumo

As contribuições da História da Ciência para o Ensino de Ciências são bem documentadas na literatura. Essa pode promover o ensino dos conteúdos científicos através da contextualização histórica e, também, possibilita desenvolver melhores compreensões da Natureza da Ciência (NdC) mediante reflexões dos episódios históricos estudados. Nota-se que a literatura do campo apresenta uma diversidade de episódios históricos centrados em cientistas estrangeiros, dessa maneira, a História da Ciência Brasileira ou Nacional e suas contribuições ao Ensino de Ciências são pouco exploradas e discutidas. Em vista disso, argumenta-se que a integração de episódios Históricos da Ciência Nacional pode ocasionar benefícios para o ensino, como desconstruir a visão de que o Brasil não produz ciência de qualidade e estimular o pensamento crítico dos estudantes sobre a produção científica nacional. Ademais, há um número reduzido de pesquisas voltadas para a implementação desta temática no Ensino de Ciências, e por isso este trabalho se constitui como um estudo de caso histórico sobre o primeiro químico moderno do Brasil, Vicente Telles. A elaboração deste estudo de caso se baseia na leitura e análise de fontes primárias e secundárias, com o intuito de compreender a biografia de Vicente Telles, o contexto científico brasileiro e português de sua época e a construção e divulgação da obra Nomenclatura Química de Telles. Diante do exposto, a implementação deste estudo de caso na Educação Básica pode promover a valorização da ciência brasileira, a identificação dos estudantes com os cientistas nacionais, o resgate e a preservação da memória de Vicente Telles e a desmistificação da concepção de que a ciência de qualidade só pode ser desenvolvida internacionalmente.

Biografia do Autor

Evandro Rozentalski, Universidade Federal de Itajubá, MG

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (2013). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (2018). Atua principalmente em História e Filosofia da Química, especialmente nas suas implicações e contribuições para a área de Ensino de Química. Atualmente, é Professor adjunto A na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), no Instituto de Física e Química (IFQ), campus Itajubá.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Rozentalski, E., & Alkimin Muniz , L. (2023). A História da Ciência luso-brasileira e suas contribuições para o Ensino de Química: Vicente Telles e a divulgação da nomenclatura química no século XVIII. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(3), 704–733. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e94755

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física