Argumentação em sala de aula e sua relação com os domínios do conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e94798Palavras-chave:
Argumentação, Domínios do Conhecimento Científico, Ensino por Investigação, Ensino Superior, Laboratório de FísicaResumo
Apresentamos neste artigo uma análise de como estudantes universitários articulam os domínios conceitual, epistêmico, social e material do conhecimento científico enquanto argumentam entre si durante a resolução de problemas. A coleta de dados ocorreu em aulas práticas de laboratório de Física sobre tópicos de eletricidade, sob uma abordagem investigativa, desenvolvidas com alunos do 3º ano do curso de Engenharia de Materiais de uma universidade pública estadual brasileira. Para este trabalho, gravamos, transcrevemos e investigamos as discussões ocorridas no trabalho em grupo por um trio de estudantes durante a realização de uma aula prática de laboratório. Foi possível analisar os argumentos construídos pelos estudantes, utilizando uma rubrica qualitativa para o padrão CER de um argumento (do inglês Claim, Evidence e Reasoning), e como os domínios do conhecimento científico foram mobilizados durante o processo. Os resultados evidenciaram a importância da negociação de significados para que os alunos, ao se envolverem com os domínios do conhecimento científico por meio da experimentação e da prática argumentativa, cheguem às definições almejadas. Observamos ainda que o caráter investigativo da aula permitiu uma interação discursiva frequente entre os estudantes e que eles percorreram diferentes caminhos para a resolução dos problemas, mostrando não haver um caminho único para a articulação dos domínios do conhecimento científico.
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