Argumentação em sala de aula e sua relação com os domínios do conhecimento científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e94798

Palavras-chave:

Argumentação, Domínios do Conhecimento Científico, Ensino por Investigação, Ensino Superior, Laboratório de Física

Resumo

Apresentamos neste artigo uma análise de como estudantes universitários articulam os domínios conceitual, epistêmico, social e material do conhecimento científico enquanto argumentam entre si durante a resolução de problemas. A coleta de dados ocorreu em aulas práticas de laboratório de Física sobre tópicos de eletricidade, sob uma abordagem investigativa, desenvolvidas com alunos do 3º ano do curso de Engenharia de Materiais de uma universidade pública estadual brasileira. Para este trabalho, gravamos, transcrevemos e investigamos as discussões ocorridas no trabalho em grupo por um trio de estudantes durante a realização de uma aula prática de laboratório. Foi possível analisar os argumentos construídos pelos estudantes, utilizando uma rubrica qualitativa para o padrão CER de um argumento (do inglês Claim, Evidence e Reasoning), e como os domínios do conhecimento científico foram mobilizados durante o processo. Os resultados evidenciaram a importância da negociação de significados para que os alunos, ao se envolverem com os domínios do conhecimento científico por meio da experimentação e da prática argumentativa, cheguem às definições almejadas. Observamos ainda que o caráter investigativo da aula permitiu uma interação discursiva frequente entre os estudantes e que eles percorreram diferentes caminhos para a resolução dos problemas, mostrando não haver um caminho único para a articulação dos domínios do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Natan Trovó Lino, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Mestre em Ensino de Ciências (Área de Concentração: Ensino de Física) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2023) e graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2019). Atualmente é professor de Física no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) da cidade de São Paulo, SP. 

Lúcia Helena Sasseron, Universidade de São Paulo

Licenciada em Física, mestre em Ensino de Ciências, doutora em Educação e livre docente pela Universidade de São Paulo. É professora da Faculdade de Educação da USP, coordenadora do grupo de pesquisa LaPEF – Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física, bolsista produtividade em pesquisa do CNPq e, atualmente, editora chefe da revista Educação e Pesquisa.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Lino, N. T., & Sasseron, L. H. (2024). Argumentação em sala de aula e sua relação com os domínios do conhecimento científico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 8–35. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e94798

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física