Um estudo longitudinal das representações de uma licencianda sobre o Ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e96268Palavras-chave:
Representações, Formação Inicial de Professores, Aula de Física, Funções do Ensino de Física, Estudo LongitudinalResumo
Assumindo a relevância dos cursos de formação inicial de professores enquanto momento central de constituição, consolidação e reformulação de representações que constituem a identidade profissional docente, objetivamos compreender como se dá o desenvolvimento de aspectos da identidade profissional docente ao longo de um curso de Licenciatura em Física, com foco na análise de como as representações dos licenciandos sobre uma aula de Física e sobre a função da Física junto à formação dos estudantes da Educação Básica se alteram ao longo do curso. Para isso, apoiados em noções da Análise de Discurso em sua vertente que teve como um dos fundadores Michel Pêcheux, elaboramos três questionários, os quais foram aplicados no início do curso de uma dada turma numa instituição pública federal brasileira, dois anos após o início do curso dessa turma e quase quatro anos após o início do curso dessa mesma turma, caracterizando, assim, um estudo longitudinal. Tomamos para análise as respostas dadas por uma licencianda que participou dos três questionários e que finalizou o curso logo após responder ao último deles. As análises evidenciam que suas representações sobre uma aula de Física e sobre as funções do ensino de Física, embora não tenham se alterado em essência, tornaram-se mais embasadas ao longo do curso. Especificamente no último questionário, foi possível notar em suas respostas movimentos de inscrição em formações ideológicas associadas à docência e à pesquisa em Ensino de Física, inserções nesses espaços discursivos, apropriações do que/como se fala nesses espaços. Destacaram-se como condições de produção de seus dizeres e das alterações em suas representações sua participação em projetos como o PIBID e a Residência Pedagógica, bem como o desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica e o contato com pesquisas da área de Ensino de Física proporcionado em componentes curriculares obrigatórias cursadas na segunda metade do curso.
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