Um estudo longitudinal das representações de uma licencianda sobre o Ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e96268

Palavras-chave:

Representações, Formação Inicial de Professores, Aula de Física, Funções do Ensino de Física, Estudo Longitudinal

Resumo

Assumindo a relevância dos cursos de formação inicial de professores enquanto momento central de constituição, consolidação e reformulação de representações que constituem a identidade profissional docente, objetivamos compreender como se dá o desenvolvimento de aspectos da identidade profissional docente ao longo de um curso de Licenciatura em Física, com foco na análise de como as representações dos licenciandos sobre uma aula de Física e sobre a função da Física junto à formação dos estudantes da Educação Básica se alteram ao longo do curso. Para isso, apoiados em noções da Análise de Discurso em sua vertente que teve como um dos fundadores Michel Pêcheux, elaboramos três questionários, os quais foram aplicados no início do curso de uma dada turma numa instituição pública federal brasileira, dois anos após o início do curso dessa turma e quase quatro anos após o início do curso dessa mesma turma, caracterizando, assim, um estudo longitudinal. Tomamos para análise as respostas dadas por uma licencianda que participou dos três questionários e que finalizou o curso logo após responder ao último deles. As análises evidenciam que suas representações sobre uma aula de Física e sobre as funções do ensino de Física, embora não tenham se alterado em essência, tornaram-se mais embasadas ao longo do curso. Especificamente no último questionário, foi possível notar em suas respostas movimentos de inscrição em formações ideológicas associadas à docência e à pesquisa em Ensino de Física, inserções nesses espaços discursivos, apropriações do que/como se fala nesses espaços. Destacaram-se como condições de produção de seus dizeres e das alterações em suas representações sua participação em projetos como o PIBID e a Residência Pedagógica, bem como o desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica e o contato com pesquisas da área de Ensino de Física proporcionado em componentes curriculares obrigatórias cursadas na segunda metade do curso.

Biografia do Autor

André Coelho da Silva, Federal Institute of São Paulo

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Mestre em Educação e Licenciado em Física pela mesma instituição. Atuou como professor em instituições de ensino superior e em escolas de ensino fundamental e médio, tanto da rede pública como da rede privada. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga, onde, além das atividades docentes, tem desenvolvido projetos de ensino e projetos de pesquisa com foco em questões relativas ao Ensino de Física, tanto no nível médio quanto na formação de professores. Foi coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e orientador do Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES).

Referências

ARRUDA, S. M.; UENO, M. H. Sobre o ingresso, desistência e permanência no curso de Física da Universidade Estadual de Londrina: Algumas reflexões. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 159-175, 2003. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/02.pdf. Acesso em: 14 mar. 2024.

BERTOLDI, A. Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, e250036, 2020. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/zwmkblpy9cwkrh9pvffryjb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 mar. 2024.

BORGES, O. Formação inicial de professores de Física: Formar mais! Formar melhor! Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 28, N. 2, P. 135-142, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/clsqgynrvq5cwctkvqgt6mv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 abr. 2023.

BOZELLI, F. C.; NARDI. R. Saberes docentes mobilizados por futuros professores de física em processos interativos discursivos. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 125-150, 2012. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37717/28891. Acesso em: 26 abr. 2023.

BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

BRASIL, L. L. Michel Pêcheux e a teoria da análise de discurso: Desdobramentos importantes para a compreensão de uma tipologia discursiva. Linguagem – Estudos e Pesquisas, Catalão, v. 15, n. 1, p. 171-182, 2011. Disponível em:

https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/32465/17293. Acesso em: 26 abr. 2023.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

COLDRON, J.; SMITH, R. Active location in teachers' construction of their professional identities. Journal of Curriculum Studies, [s. l.], v. 31, n. 6, p. 711-726, 1999. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/002202799182954. Acesso em: 26 abr. 2023.

FREITAS, D.; VILLANI, A. Formação De Professores De Ciências: Um Desafio Sem Limites. Investigações Em Ensino De Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 215-230, 2002. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/559/351. Acesso em: 26 abr. 2023.

GRAVINA, M. H.; BUCHWEITZ, B. Mudanças nas concepções alternativas de estudantes relacionadas com eletricidade. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 16, n. 1-4, p. 110-119, 1994. Disponível em: https://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol16a11.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.

HOCHMAN, B.; NAHAS, F. X.; OLIVEIRA FILHO, R. S.; FERREIRA, L. M. Desenhos de pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 2-9, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acb/a/bhwp75q7gymj5crdqsxtqbj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 abr. 2023.

LAMOTE, C.; ENGELS, N. The development of student teachers’ professional identity. European Journal of Teacher Education, [s. l.], v. 33, n. 1, p. 3-18, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02619760903457735. Acesso em: 26 abr. 2023.

LANGHI, R.; NARDI, R. Interpretando reflexões de futuros professores de Física sobre sua prática profissional durante a formação inicial: a busca pela construção da autonomia docente. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 403-424, 2011. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/218/151. Acesso em: 26 abr. 2023.

LANGHI, R.; NARDI, R. Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 7-28, 2012. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37710/28885. Acesso em: 26 abr. 2023.

LIMA JUNIOR, P.; OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em Física à luz da sociologia de Bourdieu. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 37-60, jan./abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v15n1/1983-2117-epec-15-01-00113.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.

LIMA JUNIOR, P.; SILVEIRA, F. L.; OSTERMANN, F. Análise de sobrevivência aplicada ao estudo do fluxo escolar nos cursos de graduação em Física: um exemplo de uma universidade brasileira. Revista Brasileira de Ensino Física, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 1-10, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v34n1/v34n1a14.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.

LIMA, E.; MACHADO, L. A Evasão discente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais. Educação Unisinos, São Leopoldo (RS), v. 18, n. 2, p. 121-129, 2014. Disponível em:

https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.182.02/4227. Acesso em: 13 mar. 2024.

MARANDINO, M. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de Ciências: Questões Atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 168-193, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6544/6034. Acesso em: 26 abr. 2023.

MORTIMER, E. F. Conceptual change or conceptual profile change? Science & Education, [s. l.], v. 4, p. 267-285, 1995. Disponível em:

https://link.springer.com/article/10.1007/bf00486624. Acesso em: 28 mar. 2024.

NARZETTI, C. N. P. Ferdinand de Saussure e a produção do objeto da análise do discurso. Gragoatá, Niterói, v. 22, n. 44, p. 1087-1102, set.-dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33550. Acesso em: 26 mar. 2024.

OLIVEIRA, V. A.; SILVA, A. C. Uma revisão da literatura sobre a evasão discente nos cursos de licenciatura em Física. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, p. 1-25, 2020. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/epec/a/hv5rxtsxxfggtpcnqvzhpvd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 mar. 2024.

ORLANDI, E. P. A Linguagem E Seu Funcionamento: As formas do discurso. São Paulo: Pontes, 1987.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios & procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005.

ORLANDI, E. P. O que é linguística. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

POSNER, G. J.; STRIKE, K. A.; HEWSON, P. W.; GERTZOG, W. A. Accommodation of a scientific conception: toward a theory of conceptual change. Science Education, [s. l.], v. 66, n. 2, p. 211-227, 1982. Disponível em:

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.3730660207. Acesso em: 28 mar. 2024.

QUADROS, A. L.; CARVALHO, E.; COELHO, F. S.; SALVIANO, L.; GOMES, M. F. P. A.; MENDONÇA, P. C.; BARBOSA, R. K. Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com nossa memória. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 4-11, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/qqnfy5rjcmzpcnyqlymrrpm/?lang=pt. Acesso em: 26 abr. 2023.

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 474-492, 2007. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/c58zmt5jwnngr5dmkrddptn/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25 mar. 2024.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, 2015. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/epec/a/k556lc5v7lnh8qcckbttmcq/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 26 abr. 2023.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-21, 1987.

SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Estratégias para a coleta de informações numa pesquisa com apoio teórico-metodológico na análise de discurso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 883-902, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4618. Acesso em: 26 abr. 2023.

SILVA, A. C.; CABRAL, T. C. A visão de matriculados sobre a evasão num curso de licenciatura em Física. Pró-Posições, Campinas, v. 33, p. e20200046-27, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/zzptdrcb8r9dqrw3zdcbw9h/. Acesso em: 14 mar. 2024.

SOARES, M. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

TOTI, F. A.; PIERSON, A. H. C. Compreensões sobre o processo de formação para a docência: concepções de bacharéis e licenciandos sobre a licenciatura em Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. 3, p. 1074-1107, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n3p1074/ 23610. Acesso em: 26 abr. 2023.

VIEIRA, R. D.; MELO, V. F.; BERNARDO, J. R. R. Os procedimentos discursivos didáticos como saberes experienciais exemplares de um formador de professores de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 31, n. 2, p. 289-305, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2014v31n2p289/27319. Acesso em: 26 abr. 2023.

ZIMMERMANN, E.; BERTANI, J. A. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 1, p. 43-62, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6563/6047. Acesso em: 26 abr. 2023.

Publicado

2024-09-26

Como Citar

Coelho da Silva, A. (2024). Um estudo longitudinal das representações de uma licencianda sobre o Ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(2), 318–338. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e96268

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física