Avaliação Psicométrica do Desempenho em Física dos Alunos de Santarém-PA no ENEM 2019: Uma Abordagem com TCT e TRI

Autores

  • Ronilson dos Santos Bezerra Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Glauco Cohen Ferreira Pantoja Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e98098

Palavras-chave:

Ensino de Física, Enem, Avaliação, Psicometria

Resumo

A Física ainda é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil pelos alunos, e os professores enfrentam desafios para aproximá-la da realidade dos estudantes e tornar o ensino mais dinâmico. O ensino da Física no Ensino Médio tem priorizado a resolução de problemas para o ingresso no ensino superior, negligenciando a compreensão dos fenômenos físicos. O Exame Nacional do Ensino Médio, atualmente o segundo maior exame de ingresso no ensino superior, fornece importantes dados sobre o desempenho dos alunos após o Ensino Médio. Neste contexto, uma pesquisa em Santarém com dados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 utilizou a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item para analisar o desempenho dos alunos em Física. Os resultados revelaram que a média de acertos foi de apenas 22,56%, em linha com outros estudos nacionais, que mostram baixos resultados em Física e Ciências da Natureza. Além disso, alunos de menor renda tiveram resultados ainda piores na prova. Alguns itens não conseguiram avaliar adequadamente os alunos, apresentando baixo poder de discriminação.

Biografia do Autor

Ronilson dos Santos Bezerra, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Especialista em Informática na Educação e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Graduado em Ciência da Computação pela Ufopa. Atualmente, atua como Assistente em Administração na Ufopa, integrando a Coordenação Acadêmica do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS)

Glauco Cohen Ferreira Pantoja, Universidade Federal do Oeste do Pará

É licenciado em Física (UFPA) e Bacharel em Psicologia (UNAMA), Mestre e Doutor em Ensino de Física (UFRGS), Pós-Doutor em Ensino de Física (UTalca). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência em pesquisa na área de Ensino de Física.

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Publicado

2025-05-12

Como Citar

Bezerra, R. dos S., & Pantoja, G. C. F. (2025). Avaliação Psicométrica do Desempenho em Física dos Alunos de Santarém-PA no ENEM 2019: Uma Abordagem com TCT e TRI. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(1), 66–100. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e98098

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física