Irreversibilidade e tempo: historicizando a segunda lei da termodinâmica para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e98204Palavras-chave:
Irreversibilidade, Entropia, História das Ciências, Ensino de Física, Complexidade, IncertezaResumo
O objetivo do artigo é apresentar conceitos termodinâmicos ligados à segunda lei que revelam a inerente historicidade das ciências e a filosofia da física que a acompanham. Tais conceitos participam, também, do pensamento complexo, segundo Edgar Morin, considerado valioso para o ensino de ciências deste século. Para situar a pertinência desse enfoque, problematizamos a mentalidade mecanicista e extrativista, que desloca o humano da responsabilidade por suas ações sobre o planeta, colocando-o como espectador de acontecimentos. Visando superar esse descolamento do real pela via educacional, propomos uma abordagem histórico-filosófica da segunda lei da termodinâmica na ciência escolar. O intuito é valorizar os aspectos metacientíficos a partir dos debates envolvidos na abordagem em Natureza das Ciências a fim de atingir os objetivos da Alfabetização Científica.
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