A formação inicial de professores de Física na perspectiva de uma prática libertadora voltada para a inclusão de estudantes com deficiências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e98338Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores de Física, Educação Especial, Inclusão EscolarResumo
Esta pesquisa tem como foco a formação inicial de professores de Física a partir da investigação das contribuições de determinadas atividades à luz dos princípios da educação especial e na perspectiva da educação inclusiva. As atividades foram organizadas e elaboradas a partir das concepções freireanas e aplicadas no curso de Física, modalidade Licenciatura, da Universidade Federal de Uberlândia, sob a concepção metodológica da pesquisa participante. A observação participante foi escolhida como aporte para aflorar a interação com os estudantes da disciplina e o contato face a face com o objeto de estudo, levando em consideração os dados coletados por avaliações diagnósticas, transcrições de aulas e notas do diário de campo dos autores. Concluiu-se que as dinâmicas contribuíram para que os estudantes ampliassem e diversificassem as fontes dos saberes docentes na perspectiva inclusiva. Além disso, a organização de um espaço/tempo formativo, consubstanciado nas concepções freireanas, possibilitou aos futuros professores de Física realizar importantes reflexões sobre os processos educacionais e as possibilidades de organização de sua ação docente, com vistas a garantir o acesso aos conhecimentos por todos.
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